MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Revista > Dentes de leite
Assunto: Saúde

Dentes de leite

01/06/2001 - Texto por Dra. Cintia P. U. Schames

 

Mesmo temporários, os dentes de leite, ficam muitos anos na boca da criança, têm funções específicas e são fundamentais para a saúde da dentição permanente.

Quando os dentes de leite nascerão?

Na verdade, os dentes de leite começam a "existir" na sexta semana de gravidez, quando a futura mamãe talvez nem saiba ainda que está grávida. Na boquinha do bebê os dentes de leite só vão aparecer por volta do sexto mês de vida. Seguem uma ordem de erupção e serão 20 dentes de leite por volta dos dois anos.

Quais são as funções dos dentes de leite?

Os dentes de leite são responsáveis pela mastigação, ajudando no desenvolvimento neuromuscular da face. E os dentes de leite também são responsáveis pelo desenvolvimento fonético da criança, ou seja, sua falta indevida pode influenciar na fala.

Eles têm ainda uma função estética: crianças com comprometimento estético podem apresentar problemas de integração social. Por último, os dentes de leite são os que mantêm o espaço a ser mais tarde ocupado pelos dentes permanentes, ou seja, servem de guia, preparam o caminho, para a sua erupção.

Manifestações na época da erupção

Antes dos dentes de leite nascerem o bebê leva tudo à boca, sente muita coceira e esfrega a gengiva. Pode ocorrer irritabilidade. Em alguns casos, e não como causa direta da vinda dos dentes de leite acontecem diarreia, febre e aumento da salivação.

Esse é o momento de levar seu filho ao odontopediatra, para que seja avaliado o risco que a criança tem de desenvolver cárie. Nessa primeira consulta também são tomadas medidas preventivas para que os dentes de leite cheguem em um ambiente sadio.

Dra. Cintia P. U. Schames

Publicação:
Junho 2001 - Edição: 09

Avaliar:(+ ) (- ) +-