MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Revista > Desenvolvimento infantil: equitação
Assunto: Comportamento

Desenvolvimento infantil: equitação

01/12/2001

 

A equitação contribui para diminuir a agressividade e torna as crianças mais sociáveis. Utilizado em alguns casos como terapia, a equitação ainda proporciona à criança uma melhor aceitação dos próprios limites e respeito aos limites dos outros.

A partir dos seis anos de idade a criança está apta a se iniciar, pois possui coordenação motora e concentração suficientes para aproveitar os benefícios da equitação. A sua prática, argumentam os especialistas, ensina também a dosar a autoridade.

As características próprias do cavalo, como elegância, docilidade, força e amizade, permitem um relacionamento de afetividade, o que é um aspecto motivador. A criança que pratica equitação ganha em orientação espacial e temporal, alongamento e fortalecimento da musculatura e relaxamento. Tudo isso num ambiente natural e praticando uma atividade de forma divertida e prazerosa.

Como começar na equitação

Os pequenos cavaleiros e amazonas devem frequentar uma escolinha de equitação por um período médio de três anos para aprender as noções básicas. Os tipos de andadura - "ao passo", "ao trote" e "ao galope" -, princípios de adestramento e saltos de até um metro são as lições aprendidas nessa fase. Em São Paulo, há várias opções de escolas, clubes e parques que oferecem o curso de equitação. Já imaginou o filhote com roupa de montaria? O uniforme básico para iniciantes é composto por capacete, culote (calça de montaria), botas, luvas e chicote.

Desenvolvimento infantil: equitação terapêutica

Os benefícios da prática de equitação são tantos que ela é utilizada em casos de lesões psíquicas ou físicas. Método científico de abordagem transdisciplinar, a equiterapia proporciona uma estimulação contínua do paciente e, por exigir uma readaptação corporal constante, beneficia seu desenvolvimento biológico, psicológico e social.

A terapia com equitação é indicada para crianças portadoras de sequelas causadas por lesões motoras, distúrbios sensoriais, atraso no desenvolvimento psicomotor, distúrbios comportamentais e patologias ortopédicas. A prática amplia a interação social, melhorando a qualidade de vida das crianças. 

Confira endereços em São Paulo onde há aulas para crianças:

Sociedade Hípica Paulista
Rua: Porto Martins, 342
Brooklin
Tel: (11) 5504-6166/5504-6155
http://shp.m2rnet.com.br/

Clube Hípico de Santo Amaro
Rua: Visconde de Taunay, 508
Santo Amaro
Tel: (11) 5524-0600
http://www.chsa.com.br/

Publicação:
Dezembro 2001 - Edição: 11

Avaliar:(+ ) (- ) +-