MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Revista > Exercícios físicos na gravidez
Assunto: Atividades físicas

Exercícios físicos na gravidez

01/06/2000 - Texto por Kolene Tanner

Quando estava no colégio, minha professora de dança moderna carregava uma barriga bastante proeminente. Apesar disso, realizava todos os movimentos da dança e até mesmo alguns de ginástica. Claro que todas nós lhe fazíamos muitas perguntas, e acabávamos verbalizando algumas de suas preocupações. Ela respondia que, desde que você esteja acostumada à atividade, não há nenhum problema em continuá-la durante a gravidez.

Em todas as minhas gestações eu nunca fiz ginástica ou corri maratonas, mas procurei me manter ativa, tentando caminhar bastante.

Por exemplo, caminhava ao invés de dirigir para ir às casas de amigos próximos, ao parque, levar as crianças à escola e às vezes, até, ir ao consultório fazer um check-up (se não fosse longe demais). Caminhar é um desses exercícios a que todos devemos estar acostumados, dada a sua facilidade. E, se ainda acontece de fazer um dia bonito, essa atividade pode realmente aliviar seu espírito, acreditem!

Exercícios aeróbicos são outro exemplo de programa de exercícios que incorporei às minhas gestações (e também após elas). É claro que nos últimos meses de gravidez você deve alterar seus movimentos para acomodá-los à crescente barriga. Esses exercícios ajudam a manter seus músculos tonificados e prontos, assim como existem todas as demais coisas que eles fazem por você quando não está grávida. Eles também ajudam de outras maneiras. Uma das coisas que os tornam recomendáveis é que eles ajudam a manter seu moral alto. Enquanto se está grávida, é muito fácil sentir-se gorda demais, feia (mesmo que muitas pessoas digam que uma grávida é bela e ela é). Quando estou grávida, nem sempre me sinto tão "adorável". Quando faço aeróbica, sinto-me como se estivesse fazendo algo de bom tanto para mim quanto para a criança que estou carregando.

Nadar também é um excelente exercício na gravidez. Quando faz calor, e você se sente sufocada, resfrie-se na piscina, se puder. É revitalizador. À medida que a gravidez avança você poderá encontrar dificuldades para se locomover. Apesar de ter tentado exercitar-me sempre que estive grávida, nos últimos dois meses vai se tornando cada vez mais difícil, e eu me sentia um "balão". Quando ia para a piscina, de repente me sentia muito leve; de fato, era como se eu não estivesse grávida. Era muito gostoso poder mover-me sem restrições.

Na gravidez, você pode exercitar-se e movimentar-se suavemente, levantando e dobrando suas pernas. Um bom exercício na gravidez, é a prática hidroginástica com um instrutor ou sozinha. Movimente-se ao redor da piscina ou através dela; é muito relaxante e faz muito bem para você e seu filho. Flutuar ou nadar de costas causa uma estranha porém divertida sensação (você fica parecendo uma "ilha" surgindo da água). Nadar é uma dessas coisas que você pode continuar fazendo até a data do parto. Houve ocasiões em que meu marido e eu fomos sócios de academias, nas quais tive acesso a piscinas olímpicas. Eu ficava indo e voltando nelas até a noite anterior ao parto. Por precaução, notifique seu médico sobre o que você anda fazendo e obtenha sua aprovação; fiz isso com o meu, que aprovou. No entanto, cuidado: só utilize banheira de hidromassagem após o nascimento do seu filho.

Uma das grandes vantagens de exercitar-se enquanto se está grávida é que isso realmente ajuda seu corpo a enfrentar o desafio do parto. Os partos se tornam realmente mais fáceis, assim como a recuperação pós-parto, que se torna muito mais rápida. Nunca gostei muito de hospitais, mas é claro que quero a segurança de estar num caso surjam problemas ou complicações imprevistas. Preferi sempre estadias curtas, em geral 6 a 8 horas antes do parto. Sinto que um estilo de vida ativo ajudou na recuperação e tornou tudo isso possível sem que aparecessem problemas posteriores.

Claro que, qualquer que seja o programa de exercícios na gravidez que você deseja seguir, você deve checar com seu médico antes, e obter sua aprovação. Descobri que muitos médicos ficam contentes quando você se exercita a não ser que existam razões específicas que possam limitar essas atividades.

Agora, levante-se e mexa-se e faça exercícios na gravidez! Seu filho vai lhe agradecer!

Kolene Tanner

Publicação:
Junho 2000 - Edição: 05

Avaliar:(+ ) (- ) +-