Compartilhar com
 

Campanha Nacional de vacinação contra a Gripe começa hoje

Começa nesta terça-feira, dia 22/04 e vai até o dia 09 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano tem como novidade a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses até 4 anos e 11 meses.

Até o ano passado o público infantil foi de bebês de seis meses a menores de 2 anos. “A extensão da faixa etária para menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, disse o Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Outro fator que contribuiu para a ampliação da faixa etária foi o fato de que as internações de crianças menores de 5 anos, em 2013, se igualaram a dos idosos.

Vale lembrar que se a criança estiver dentro da faixa etária que será imunizada e nunca tomou a vacina contra a gripe, deverá receber duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira dose. Já para aquelas que receberam a vacina no ano passado, será necessário apenas uma dose.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo, óbitos.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explicou porque a campanha de imunização ocorre neste período que antecede o inverno, estação mais propicia para a gripe. “A criação de anticorpos ocorre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, afirmou Barbosa. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. O secretário ressaltou que a vacina contra a influenza é diferente das demais porque tem efeito limitado, ou seja , é elaborada apenas no período da sazonalidade.

Além das crianças, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Em todo o país serão 65 mil postos de vacinação, por isso mamães e papais, não percam tempo e levem seu filhinho para ser imunizado!

Fonte: Ministério da Saúde