Compartilhar com
 

Como dar banho no bebê recém-nascido

O banho do bebê recém-nascido deve ser um momento prazeroso, afinal ele viveu nove meses em meio líquido. Além disso, representa uma oportunidade de estímulo sensorial, pois o bebê sentirá toque das mãos da mãe, o calor da água, o som tranquilo da voz da mãe, o cheiro do banho.

É comum os bebês apresentarem uma pequena quantidade de uma massinha branca, que chamamos de “vernix caseoso”, uma substância gordurosa que tem a função de proteger a pele da criança e principalmente ajudar o bebê a regular a temperatura corpórea. Por esse motivo o “vernix caseoso” não deve ser totalmente retirado, ele sairá gradativamente.

No banho do bebê não será necessária a utilização de esponjas para esfregar a pele do bebê. Apenas um sabonete próprio para bebês, com pH neutro. Antes de começar o banho do bebê reúna todo material que vai precisar: banheira, termômetro para água, sabonete, shampoo infantil, uma toalha macia, algodão, haste flexível, álcool a 70 %, fralda e roupas. A água na banheira deve estar em torno de 36ºC.

Retire a roupa da criança, mas mantenha a fralda. Enrole o bebê na toalha para ele não perder calor, deixe apenas a cabeça para fora. Segure a criança embaixo do braço em posição invertida, lave os cabelo. Limpe o rostinho com a mão e os olhos com algodão no sentido de fora para dentro. Retire o bebê, seque a cabeça e só então desenrole-o.

Coloque – o suavemente na água para não assustá-lo, aplique o sabonete em sua mão e passe na pele da criança. Aproveite a hora do banho do bebê para massagear delicadamente cada parte do corpo da criança. Retire o sabonete, e se o bebê estiver bem pode mantê-lo na água um pouco mais.

Retire a criança da água e enrole -a na toalha. Após alguns minutos inicie a troca. Se for um menino retraia delicadamente a pele do prepúcio a fim de expor a glande do pênis. Não force, caso você não consiga expor totalmente retraia até onde for possível e limpe. Não esqueça de mostrar ao pediatra, pois é bastante comum os garotos terem fimose.

Se é uma menina afaste delicadamente os grandes lábios e remove resíduos de sujidade vulva. Em seguida aplique uma pomada à base de óxido de zinco + vitamina A e D e feche a fralda. A pomada previne o aparecimento de assaduras.

Depois do banho do bebê limpe o coto umbilical: use duas ou mais hastes flexíveis umedecidas em álcool a 70%. Faça movimentos circulares na base e depois no corpo do coto. Repita quantas vezes forem necessárias. O uso do álcool a 70% evita o crescimento de bactérias e ajuda a desidratar o coto umbilical favorecendo a cicatrização.

Vista o bebê e aqueça as extremidades. Em seguida, limpe o ouvido com haste flexível, mas somente a parte externa. O cerume ajuda a proteger o ouvido interno e não deve ser removido. Este procedimento deve ser realizado apenas uma vez ao dia, sempre de maneira delicada.

Uma dica: dê banho no bebê no horário mais quente do dia!