MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Alô Bebê Blog

Assunto: Bebê

Conheça todos os tipos de fralda para bebê

06/04/2017 - Texto por Carolina Peres

Tipos de fralda

Quando se trata de fraldas, cada mamãe tem uma opinião, baseada na própria experiência com os pequenos. Por isso, se você ainda é uma iniciante nesse universo, é preciso conhecer tudo sobre os tipos de fralda e também sobre a rotina da troca, afinal, você vai executar essa tarefa por volta de quatro mil vezes até o segundo ano do bebê.

Se você acabou de ganhar bebê, vai precisar de alguns dias até conhecer os hábitos de evacuação do seu filho e se acostumar com as mudanças dos resíduos eliminados. Além disso, será necessário encontrar o tamanho, a marca e o tipo de fralda adequada para ele.

Na primeira semana de vida, os pequenos eliminam o mecônio, uma substância de coloração esverdeada produzida no intestino da criança durante a gestação. Enquanto o bebê se alimenta exclusivamente do leite materno, a tendência é que as fezes sejam líquidas e pastosas, entre as cores amarela e marrom claro. Se o pequeno demorar demais para evacuar, o cocô sairá mais escuro e, se ele ingerir fórmula infantil, será mais consistente. A frequência varia: enquanto algumas crianças fazem cocô após todas as mamadas, outras ficam dias sem evacuar e, ao contrário dos adultos, sem sentir desconforto.

A quantidade de xixi que o bebê fará também varia muito. É comum que nos primeiros meses você perceba o líquido amarelo entre seis e oito vezes ao dia. Se a cor estiver muito escura e com odor forte por vários dias, tome cuidado, pois pode ser sinal de desidratação, de infecção urinária ou de hepatite.

As primeiras trocas

Durante as trocas de fralda do seu bebê, você pode se deparar com algumas situações inusitadas. É normal que, enquanto o pequeno está sem a fralda para que a mamãe possa fazer a higienização adequada do bebê, ele acabe evacuando. No caso dos meninos, o perigo é de fazer xixi bem na hora, e acabar sujando o trocador, a roupa da mamãe e tudo o que estiver por perto.

Para facilitar essa operação, tenha um espaço fixo em casa para realizar a substituição das fraldas sujas. Além do apoio higiênico, deixe sempre à mão os itens que você vai precisar, como as fraldas limpas, água morna, algodão e a pomada antiassaduras que o bebê já está acostumado a usar.

Na bolsa do bebê, não esqueça de deixar o trocador portátil, mais fraldas, a pomada e lenços umedecidos. Reserve esse último item apenas para as saídas, pois, se usado com frequência, pode causar alergia nos bebês.

Agora que você já sabe como vão ser as trocas de fralda do seu bebê, é hora de aprender tudo sobre as opções que vocês têm:

Fraldas descartáveis

As fraldas para bebê descartáveis fazem parte da vida moderna. Extremamente higiênicas e práticas, podem ser usadas em todos os momentos da vida do seu bebê, pois possuem tamanhos que vão do RN (recém-nascido) até os tamanhos grandes, para quando o seu filho está prestes realizar o desfralde. Você provavelmente precisará experimentar várias marcas, pois, como são sintéticas, podem causar alergias nas crianças, e nem todas se encaixam perfeitamente no corpinho do pequeno para evitar vazamentos.

Fraldas de vestir

Também descartáveis, as fraldas de vestir podem ser boas opções para quando o seu filho já está mais crescido. Por volta de um ano de idade, eles começam a ficar mais atentos aos estímulos do ambiente e, consequentemente, muito mais inquietos durante a troca. Como esse tipo de opção não precisa que o bebê permaneça deitado, você conseguirá concluir o trabalho muito mais rápido.

Fraldas para piscina e mar

As fraldas para piscina são as melhores fraldas para que o seu pequeno possa realizar atividades aquáticas, seja a aula de natação ou o primeiro mergulho no mar. Elas seguram muito bem o cocô e não ficam pesadas e cheias d’água no corpo do seu pequeno. Entretanto, assim que o bebê sair do ambiente, é necessário enxugá-lo, fazer a limpeza e vestir uma fralda tradicional para evitar a proliferação de fungos.

A volta das fraldas de pano

Antes da década de 50, quando as fraldas descartáveis começaram a aparecer, e até a década de 80, quando elas ainda eram muito caras, as fraldas de pano eram a única opção para os novos membros das famílias. Na época, elas eram fabricadas em tecido de algodão e presas por alfinetes. Entretanto, as fraldas de pano modernas não lembram em nada essa complicada solução de higiene infantil.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias têxteis, versões muito mais anatômicas, absorventes e ecológicas estão disponíveis no mercado. Elas são compostas pela parte externa, que é praticamente uma calça plástica de tecido impermeável, com diversas cores e estampas, e fralda propriamente dita, flexível e maleável, com parte interna que pode ou não ser removível, onde se insere um tecido suave e absorvente.

Assim como as descartáveis, as fraldas de pano possuem diversos tamanhos para se adaptar aos pequenos, com a diferença que precisam ser lavadas após o uso. Após descartar o excesso de resíduos na privada, você pode colocá-las na lavadora ou deixá-las de molho, desde que use sabão neutro.

As mamães que estão optando por esse tipo de produto estão levando em conta os fatores ambientais e econômicos. Com as fraldas de tecido, quase não há acúmulo de lixo, pois elas são reutilizáveis e feitas em materiais biodegradáveis, e você não precisa gastar dinheiro com centenas de pacotes, pois possuir algumas fraldas de diferentes tamanhos na gaveta do bebê será suficiente por toda a infância. Outro benefício da fralda de tecido é a questão de saúde, pois elas não possuem substâncias químicas que irritam, dão alergias e causam lesões na pele do seu pequeno, como é normal de acontecer com as fraldas que vão para a lixeira.

Publicação:
Blog 

Veja Também

Blog Infantil Alô Bebê


As mamães e futuras mamães sempre buscam informações sobre tudo que envolve bebês. Sempre há uma dúvida, uma curiosidade sobre amamentação, gravidez, alimentação dos filhos, o exoval de bebê e o chá de bebê, qual brinquedo escolher etc, etc. São muitos os assuntos.
A Alô Bebê, a maior rede de lojas de bebê do Brasil, agora tem o Blog Infantil da Alô Bebê, um espaço para tratarmos dos temas que as mamães, as grávidas e as futuras grávidas se interessam e também sempre traremos novidades sobre as nossas 26 lojas de bebê e também a loja online. Sejam bem vindos e esperamos que gostem do nosso blog.

Mais Acessadas