MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Alô Bebê Blog

Assunto: Comportamento

Hora do desfralde: dicas essenciais e a importância do troninho

07/04/2017 - Texto por Arthur Bonato

Hora do desfralde

Do primeiro ao terceiro ano, os assuntos mais importantes para quem cuida de uma criança são: alimentação, higiene e sono. Típicas preocupações de mãe. Basta observar uma reunião de mamães em festinhas de aniversário, no clube ou numa praça, para saber o que estão fazendo: trocando receitas, se queixando de sono ou questionando o momento ideal para a retirada da fralda.

Mas afinal, Como saber quando é a hora certa para o desfralde?

Os especialistas orientam a não tirar a fralda muito antes dos 2 anos, pois o bebê ainda não está pronto. Após a idade em questão, as crianças costumam estar mais preparadas para o desfralde. No entanto, como isso não é uma regra, procure observar seu filho e interpretá-lo para saber se de fato é a hora certa.

A criança precisa dominar algumas habilidades para ficar sem as fraldas: Ela deve ser capaz de ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar e falar (para ser capaz de pedir para ir ao banheiro). Evite apressar as coisas, além de frustrar a si mesmo (a) você pode causar traumas à criança. Não tente forçar a natureza.

Como tirar a fralda?

Primeiro deve ser feito o desfralde diurno. Opte por uma estação quente para realizar o processo, uma vez que os escapes de xixi deixam a criança molhada e desconfortável. Explique ao seu filho, que ele deve avisar quando sentir necessidade de usar o banheiro e vá com ele quando for preciso.

O tempo de desfralde leva poucos dias para algumas crianças e mais de um mês para outras. Quando notar que seu pequeno já controla bem a situação, parta para o desfralde noturno. A principal dica aqui é: diminua a ingestão de líquidos do seu filho durante a noite e leve-o ao banheiro antes de dormir. Geralmente, o desfralde noturno é mais desafiador, levando de seis meses a dois anos para que a criança se adapte. Casos específicos, em que os pequenos ultrapassam os cinco anos de idade e urinam na cama diariamente ou mais de uma vez por noite, merecem uma avaliação médica.

Troninho

Troninho, um importante aliado

Muitos pais têm dificuldade de saber qual o melhor o momento de incentivar seus filhos a usar o famoso troninho infantil. A melhor fase para isso, é a de aprendizagem, que começa a partir dos 18 meses (1 ano e meio). A partir dessa idade as crianças já começam a desenvolver o controle de seus atos: como andar, pegar, apontar, tentar falar, etc.

O momento, é ideal para incentivar o pequeno a usar o troninho. Para isso, é preciso atentar-se a todos os lugares onde o mesmo, será deixado: como na creche, com parentes, conhecidos, ou qualquer pessoa que passe algum tempo com ele. Todos devem ficar cientes que a criança está começando a aprender a usar o troninho, para assim, colaborarem no processo de educação.

Acompanhe o pequeno até o banheiro várias vezes ao dia, mesmo que nada seja feito, pois assim ele começará a se acostumar com o ambiente. Logo em seguida, comemore a prática fazendo brincadeiras e elogiando a criança. Outra dica é conversar bastante com ele durante o momento, tentando incentivar a fazer o que precisa no troninho.

No começo, não dispense as fraldas, elas ainda serão necessárias quando sair de casa ou a noite. Entretanto, em todos os passeios, pergunte ao seu filho se ele tem vontade de fazer cocô ou xixi e se necessário, leve-o até o banheiro mais próximo. Caso seja feito na fralda, mostre onde deveria ter sido feito, dê descarga e novamente converse com ele.

Em dias quentes é conselhável deixar a criança apenas de cuequinha ou calcinha, pois as vezes elas acabam fazendo seus dejetos ali mesmo. Isso ajuda na percepção do que acontece se o penico não for utilizado. Mantenha a postura de perguntar se o pequeno deseja usar o troninho. Em determinadas circunstâncias, a criança pode parar de usar fralda a partir dos 2 anos.

Levar a criança durante a madrugada para no troninho para fazer xixi e cocô também é indicado, substituindo a fralda, pois assim a criança não fica confusa em relação a saber onde fazer e quando fazer. Esse hábito colabora para que a criança entenda que não se deve molhar a cama, treinando a conter a micção. Normalmente o bebê faz de duas a três vezes xixi por noite, durante a prática de levá-lo ao assento infantil, essa quantidade diminuirá.

Insistência x Paciência

De modo geral, pode-se dizer que uma insistência grande demais a respeito desse processo é prejudicial sob qualquer ponto de vista. Tamanha emoção na mente da mãe suscita diversos sentimentos na mente da criança. Além disso, se formos muito insistentes, inibiremos a criança a se defender contra nossa interferência, retendo as fezes.

Se a criança tiver as oportunidades comuns para o movimento corporal, para correr, pular, trepar, se arrastar, se pendurar e balançar, lançar objetos e dar pontapés, ela passará a ter cada vez mais segurança na postura e no controle de suas ações. Não podemos forçar a habilidade aparecer ou acelerar o crescimento natural das coordenações nervosas.

Portanto, paciência e convicção são as melhores medidas para mãe e filho. Afinal, se os seres humanos não são os únicos animais limpos, não podemos negar que haja uma tendência natural para um comportamento ordenado nesse assunto.

Tipos de troninhos

Qual o modelo de troninho mais indicado?

Há diversos modelos de troninhos para atender todos os gostos. Os de personagens e que tocam musiquinhas, são perfeitos para que seu filho sinta-se motivado a continuar o aprendizado, afinal, tornar esse momento mais alegre é essencial para que os pequenos repitam a ação.

Uma outra opção é o uso do redutor de assento, que deixa o vaso sanitário em um tamanho mais adequado para o pequenino. Para quem preferir essa alternativa, a dica é escolher um modelo que tenha alças laterais para que a criança possa se segurar e ficar mais à vontade.

Para usar o redutor compre também um banquinho ou escadinha para que a criança consiga alcançar o vaso sem problemas e a altura não seja empecilho para usá-lo.

Publicação:
Blog 

Veja Também

Blog Infantil Alô Bebê


As mamães e futuras mamães sempre buscam informações sobre tudo que envolve bebês. Sempre há uma dúvida, uma curiosidade sobre amamentação, gravidez, alimentação dos filhos, o exoval de bebê e o chá de bebê, qual brinquedo escolher etc, etc. São muitos os assuntos.
A Alô Bebê, a maior rede de lojas de bebê do Brasil, agora tem o Blog Infantil da Alô Bebê, um espaço para tratarmos dos temas que as mamães, as grávidas e as futuras grávidas se interessam e também sempre traremos novidades sobre as nossas 26 lojas de bebê e também a loja online. Sejam bem vindos e esperamos que gostem do nosso blog.

Mais Acessadas