MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Alô Bebê Blog

Assunto: Alimentação

Páscoa com criatividade

14/04/2017

Páscoa é sinônimo de chocolate. Muito chocolate, certo? Nem tanto! O certo, mesmo em ocasiões como esta, é não abusar do açúcar – especialmente para quem tem crianças pequenas em casa. Camila Verdeja, mãe do Santiago, 4 anos, e criadora do site Pequeno Gourmet, lembra que os pequenininhos não relacionam os tamanhos dos ovos e nem quantos o “coelhinho” vai trazer. Por isso, é bom pensar em presentes criativos no lugar de uma quantidade excessiva de ovos e chocolates.

“Crianças pequenas adoram brincadeiras de todo o tipo. Então, por que não brincar com temas relativos à Páscoa? Para os bebês, uma ideia é dar um coelhinho de pelúcia, por exemplo. Para os maiorzinhos, livros temáticos, fantoches de dedinhos, adesivos, kit para fazer orelhinhas... Há muitas opções nas lojas e livrarias. E você também pode criar sua própria brincadeira com seus filhos”, diz Camila.

Mas como a Páscoa é um momento de reunião familiar, muitas vezes é inevitável que a criança receba um ovo, um chocolate de alguém. “Não dá para fugir dos presentes – e eles são bem-vindos. Por isso, é importante os pais pensarem em alternativas para que a criança se distraia com os brinquedos e não foque só nos ovos”, afirma Camila.

Há também opções mais saudáveis aos ovos, como um bolo de cenoura caseiro (confira a receita) e snacks (fotos) com motivos da Páscoa, por exemplo. “As crianças podem ajudar a fazer o bolo e a enfeitar as frutas. Sempre encorajo o Santiago a fazer as receitas comigo na cozinha. É um momento só nosso e de brincadeira – ele adora”, conta Camila.

Menos açúcar, por favor!

Essas dicas são importantes porque especialistas da saúde afirmam que o ideal é evitar doces, refrigerantes, balas e chocolates antes de as crianças completarem 2 anos de idade. “Açúcar antes desta fase pode trazer sérias consequências, como o desmame precoce, a obesidade infantil e outras doenças crônicas” diz Danielle Fava, nutricionista especializada em família. Ela listou os cinco maiores perigos que o açúcar pode causar para as crianças nessa fase:

1. Tendência a cáries: o açúcar tem uma grande capacidade de produzir cáries, muito maior do que outros alimentos. Não servir açúcar nos primeiros anos significa, também, garantir a saúde dos dentinhos que começam a nascer.

2.  Preferência por alimentos adocicados: a descoberta do sabor adocicado pelos bebês pode fazer com que eles tenham uma maior preferência na hora da alimentação e passem só a aceitar o doce, negando outros paladares.

3. Risco de desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas:   a preferência por doces pode fazer com que a criança tenha maior tendência a desenvolver sobrepeso na infância até a vida adulta, além de ficar mais propensa à diabetes, hipertensão e colesterol alto.

4. Pouca aceitação de outros alimentos: se desde pequena a criança é apresentada ao doce artificial e ao refrigerante, dificilmente ela vai querer trocar esse tipo de alimento por um suco natural ou uma fruta mais tarde.

5. Desmame precoce: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças tomem o leite materno até os 2 anos de idade, para garantir uma alimentação completa em nutrientes e benefícios para o fortalecimento do organismo. Mas, quando as crianças são apresentadas aos sucos de caixinhas e bebidas açucaradas artificialmente, por exemplo, o desmame pode acontecer bem antes disso.

Confira abaixo a receita do bolo de cenoura. E, até o dia 18 de abril, o site Pequeno Gourmet vai postar mais receitas e brincadeiras. Acompanhe!

Bolo de Cenoura da Páscoa

Dica – Uma pitadinha de canela e uma de cravo da índia em pó dão um sabor de especial ao bolo

Dica – Acrescentar coco ralado fresco à massa também é uma boa pedida e depois de pronto regar com suco de laranja.

Dica – Mas se preferir, derreta uma barra de chocolate 70% em banho-maria e cubra o bolo.

Preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 bolo ou 20 bolinhos

Ingredientes

2 cenouras médias

4 ovos

1 xíc. de azeite ou oléo

1 1/2 xíc. de farinha de trigo

1/2 xíc. de farinha de trigo integral

1 xíc. de açúcar mascavo

1 col. de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

No liquidificador, bata as cenouras, os ovos e o azeite/óleo até a mistura ficar homogênea. Em uma tigela, coloque as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Incorpore a mistura do liquidificador à seca. Coloque a massa em uma assadeira para bolo untada ou em forminhas para cupcakes. Leve ao forno médio por trinta minutos e pronto. Agora é só servir! 

Outras sugestões para inspiração:

Ovos mexidos com abobrinha e cebola roxa

Ovos ou Uvas?

Ovos de codorna


Por Camila Verdeja

Sobre a autora

A economista e influenciadora digital Camila Verdeja, 37 anos, foi uma criança com paladar muito seletivo, mas ao ficar grávida de Santiago, hoje com 4 anos, resolveu que o menino não seria como ela e investiu na formação do paladar do filho. Após perceber que suas escolhas estavam dando certo, surgiu a ideia de compartilhar suas dicas e experiências com outros pais. Assim, ela criou o Pequeno Gourmet, um site que apresenta receitas, notícias, estudos e muito mais sobre alimentação infantil saudável.  

Publicação:
Blog 

Veja Também

Blog Infantil Alô Bebê


As mamães e futuras mamães sempre buscam informações sobre tudo que envolve bebês. Sempre há uma dúvida, uma curiosidade sobre amamentação, gravidez, alimentação dos filhos, o exoval de bebê e o chá de bebê, qual brinquedo escolher etc, etc. São muitos os assuntos.
A Alô Bebê, a maior rede de lojas de bebê do Brasil, agora tem o Blog Infantil da Alô Bebê, um espaço para tratarmos dos temas que as mamães, as grávidas e as futuras grávidas se interessam e também sempre traremos novidades sobre as nossas 26 lojas de bebê e também a loja online. Sejam bem vindos e esperamos que gostem do nosso blog.

Mais Acessadas