Compartilhar com
 

Qual cadeirinha devo usar?

Para transportar crianças em automóveis, desde setembro de 2010, é obrigatório o uso do dispositivo de segurança, ou seja, o bebê conforto, a cadeira para a auto e o assento de elevação, o booster. O modelo deverá ser escolhido de acordo com a idade e peso da criança.

Muitos pais se questionam sobre a qual é a idade para começar usar cadeirinha, o recomendado é começar utilizar o dispositivo de segurança desde a saída da maternidade, não há motivos para preocupação, o bebê conforto que é o indicado para recém-nascidos é totalmente projetado para acomodar os pequeninos com muita segurança.

Qual tipo de cadeirinha para carro devo usar?

Diante de tantos modelos disponíveis no mercado, sempre há muitas dúvidas, como qual cadeirinha usar com 4 anos, ou é qual o modelo indicado para bebês e diversos outros questionamentos, a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é a seguinte:

Até 1 ano de idade –bebê conforto instalado de costas para o banco do motorista;
De 1 a 4 anos de idade – cadeira para auto;
De 4 a 7 anos e meio de idade - assento de elevação, o booster;
A partir dos 7 anos e meio – no banco traseiro com o cinto de segurança.

As cadeirinhas para carros devem ser certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial). A instalação deverá ser feita no banco traseiro e no assento com cinto de três pontos.

Os pais precisam observar se o peso da criança está de acordo com a indicação de uso do bebê conforto, cadeira para auto e do booster. Por exemplo, não é aconselhável que uma criança de 25kg use uma cadeira que comporta no máximo 18kg. E também é sempre importante ressaltar que o cinto de segurança do próprio dispositivo deve ser usado corretamente.

Confira mais detalhes das cadeirinhas:

Bebê conforto – é uma cadeirinha que comporta bebês de até 13kg, o bebê conforto é a melhor opção para o transporte dos recém-nascidos, pois os bebês são mantidos com a inclinação adequada à estrutura do seu corpo.

É importante lembrar que a instalação correta é de costas para o movimento. Essa exigência é para garantir que o pescoço e a cabeça do bebê estejam protegidos em casos de freadas bruscas do carro. Outro ponto a ser observado é o conforto que o equipamento oferece ao bebê. O bebê conforto deve ser usado até 1 ano de idade.

Cadeira para auto – é a famosa cadeirinha para carro, comporta crianças de até 25 kg. A fim de proporcionar o conforto das crianças vale a pena observar as posições de recline da cadeira, lembrando que nenhuma inclina completamente, mas há modelos que possuem até 3 posições.

Booster – é um assento de elevação, isto é, com ele a criança fica em uma altura mais adequada ao tamanho do cinto de segurança do próprio veículo. O uso do booster ajuda a manter o cinto posicionado no ombro e não no pescoço da criança.

Cadeira/Booster – esse modelo pode ser usado como cadeira para auto e booster. É possível encontrar alguns com encosto removível. Ao escolher uma cadeira/booster é importante verificar a regulagem de altura do apoio da cabeça, isso porque conforme a criança cresce há a possibilidade de adaptá-lo ao seu tamanho. A cadeira/booster normalmente não possui cinto de segurança próprio, então será usado apenas o do automóvel.

Com a cadeirinha corretamente instalada no carro é só sair para passear com as crianças.

Nas lojas de bebê Alô Bebê o papai e a mamãe podem encontrar muitos tipos de cadeirinha como a cadeira para auto Matrix Evolution, que garante o máximo de conforto e segurança para o bebê, e modelos de cadeira para auto Infanti que possuem selo INMETRO.

Além disso, a Alô Bebê tem outra novidade para os passeios serem mais seguros e confortáveis. É o e-book como escolher o melhor carrinho de bebê, com todas as informações para os pais fazerem a compra mais adequada a seu pequeno!