MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Alô Bebê Blog

Assunto: Comportamento

Quando o seu filho demonstra os primeiros traços de personalidade?

19/04/2017 - Texto por Carolina Peres

Personalidade infantil

Personalidade é o “conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa”. Isso quer dizer que o seu filho tem uma personalidade única, assim como a mamãe e o papai, mas você só vai saber exatamente como ela será daqui a alguns anos. Enquanto isso, você pode ajudar a construí-la!

A personalidade é formada ao longo da vida. Ela vai definir os padrões cognitivos, emocionais, comportamentais, atitudes e hábitos predominantes ao longo dos anos. Sendo assim, a formação da personalidade não é algo pontual, e sim um processo de evolução do seu filho.

A infância é uma etapa que tem uma grande influência no desenvolvimento dos traços de personalidade da criança. O tipo de temperamento, o ambiente em que vive e as próprias experiências vão, naturalmente, moldando a personalidade do seu filho desde os primeiros dias de vida, em um processo que se intensifica na adolescência, fase em que ela está à flor da pele. A Alô Bebê reuniu alguns fatores. Entenda um pouco mais sobre eles:

Temperamento da criança

TEMPERAMENTO

Você vai notar ainda no seu bebê qual é o seu temperamento, parte mais estável da sua personalidade e relacionado à genética. Alguns bebês sorriem e são curiosos, enquanto outros são muito mais irritados e medrosos, além de muitas outras particularidades.

Cada tipo de temperamento possui um lado positivo e um lado negativo. Por exemplo: crianças retraídas tendem a compreender melhor os sentimentos alheios, mas também podem se tornar muito ansiosas. Já os extrovertidos podem possuir um espírito nato de liderança, e, por outro lado, se tornar egoístas.

Embora o seu filho já tenha nascido com o temperamento preestabelecido, você pode auxiliar a superar os aspectos negativos que formarão a sua personalidade. Por isso, sempre o incentive a enfrentar desafios e adapte as suas expectativas para a criança.

O ambiente e a criança

AMBIENTE

O ambiente interfere nos aspectos emocionais e sensitivos que o seu filho vai desenvolver. Basicamente, eles são adquiridos em todos os locais que as crianças frequentam e a partir da observação das pessoas que os cercam. Por isso, é onde os papais mais podem atuar para que os filhos construam personalidades seguras e bondosas.

Os valores da família, o vínculo afetivo e a socialização são muito importantes para o pequeno. Cerque-o de bons exemplos para que ele possa absorver as características positivas que você deseja que ele carregue para a vida. Entretanto, nada de esconder o “lado ruim”: as crianças devem ser expostas às fragilidades do ambiente, desde que a sua capacidade de compreensão seja respeitada para evitar traumas.

Crianças que vivem em lares desestruturados, que têm acesso à educação de baixa qualidade e que não se sentem bem-quistas possuem mais chances de se tornar agressivas e retraídas, por exemplo. Já os pequenos que crescem em lares cheio de amor, vão a escolas que estimulam o desenvolvimento integral e se relacionam com diferentes pessoas tendem a ser muito mais generosas e pacientes.

Experiências infantis

EXPERIÊNCIAS

O tipo de experiências que as crianças estão aptas para vivenciar no ambiente é determinante para o processo de formação da personalidade. A experiência permite que os pequenos percebam e construam sua identidade e, portanto, sua diferenciação.

Isso quer dizer que, a partir de diferentes vivências, as crianças manterão reações e comportamentos coerentes com sua construção pessoal. Esse conjunto de características explica, por exemplo, porque irmãos se relacionam de forma diferente com a mamãe e com o papai.

Algumas experiências podem agregar positiva ou negativamente na formação da personalidade do seu filho. A perda de um ente querido, uma mudança de cidade e até mesmo ganhar um irmãozinho ampliam o seu repertório e são encaradas e aproveitadas de forma única por cada um.

Publicação:
Blog 

Veja Também

Blog Infantil Alô Bebê


As mamães e futuras mamães sempre buscam informações sobre tudo que envolve bebês. Sempre há uma dúvida, uma curiosidade sobre amamentação, gravidez, alimentação dos filhos, o exoval de bebê e o chá de bebê, qual brinquedo escolher etc, etc. São muitos os assuntos.
A Alô Bebê, a maior rede de lojas de bebê do Brasil, agora tem o Blog Infantil da Alô Bebê, um espaço para tratarmos dos temas que as mamães, as grávidas e as futuras grávidas se interessam e também sempre traremos novidades sobre as nossas 26 lojas de bebê e também a loja online. Sejam bem vindos e esperamos que gostem do nosso blog.

Mais Acessadas