MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Alô Bebê Blog

Assunto: Diversão e passeios

Viajar com crianças: tudo o que você precisa saber para evitar surpresas

20/04/2017 - Texto por Carolina Peres

Viajar com as crianças

Este mês de abril está repleto de feriados e mesmo quem não vai aproveitar as folgas prolongadas para curtir um descanso em outra cidade já deve estar preparando a viagem de férias com os pequenos. Apesar de ser uma delícia, viajar com as crianças exige muitos cuidados, que você aprende a seguir:

ESCOLHENDO O DESTINO

Na hora de escolher o destino, considere não apenas a vontade da criança, mas também a sua própria disposição. Alguns locais vão precisar de muito mais envolvimento dos adultos, como uma ida para a Disney, por isso, não se engane acreditando que conseguirá relaxar. No entanto, existem opções que beneficiam pais e filhos, como os hotéis fazenda, que costumam contar com monitores de recreação para que ambos possam aproveitar da melhor forma. Lembre-se que você não precisa desistir da sua viagem dos sonhos só porque o seu filho nasceu: é possível adaptar o roteiro e os equipamentos para que a viagem seja ainda melhor!

LIDANDO COM AS EXPECTATIVAS

A expectativa é um dos momentos mais importantes da viagem. No entanto, se você contar para o seu filho antes de estar com tudo comprado, você corre o risco de ter que lidar com um imprevisto que acabará com os seus planos. Se você está planejando com muita antecedência, pode ser melhor segurar a notícia: o pequeno vai ficar muito ansioso e fará milhares de perguntas sobre a experiência. Deixe para contar sobre a viagem quando faltar em torno de um mês, tempo suficiente para matar a curiosidade do seu filho e concluir a organização. Ou então, faça uma surpresa!

SEPARANDO O ORÇAMENTO

O melhor é começar a pagar a viagem o quanto antes, pois o meio de transporte e a acomodação são as despesas mais caras que você provavelmente terá que arcar. Se precisar de equipamentos como malas, roupas adequadas e câmeras fotográficas, faça o investimento com antecedência, assim você pode economizar para as despesas que terá no local, como alimentação, lembrancinhas e passeios. Mesmo se você tiver o orçamento apertado, não se iluda: vai ser preciso separar uma verba para atender alguns dos pedidos dos pequenos, pois você não vai resistir.

VIAJANDO COM O AMIGUINHO

Muitas vezes, a viagem com crianças pode incluir um amigo do condomínio ou da escola. Se esse é o seu caso, é indispensável conversar com os pais do amiguinho para expor a duração da viagem, quais são os passeios que serão feitos e outras dúvidas da família. Além disso, saiba de todas as informações sobre o convidado antes da partida: horário que costuma acordar, que tipo de alimentação prefere, se toma algum remédio, se possui alguma alergia, se está acostumado a dormir longe dos pais e tudo mais o que for necessário para dar conta. Também será preciso de uma autorização especial para que o menor possa viajar desacompanhado e documento de identidade recente.

Viagem de carro

VIAGEM DE CARRO

Os pequenos são extremamente impacientes e ficam entediados muito fácil. Por isso, são o terror de qualquer viagem! Trajetos que serão executados de carro e terão mais de uma hora de duração precisam contar com estratégias para acalmas as crianças, como brincadeiras ou tablets. Se o seu filho é um bebê, vai ser preciso parar para amamentar e trocar as fraldas periodicamente. Crianças maiores precisam de pausas para ir ao banheiro e se alimentar. Para economizar tempo, você pode providenciar lanchinhos para serem consumidos no próprio carro. Além disso, não esqueça de providenciar a cadeira para auto adequada para a faixa etária do seu filho para garantir a segurança e evitar multas.

VIAGEM DE AVIÃO

Se a criança vai viajar de avião pela primeira vez, ela provavelmente ficará tão empolgada que vai restar pouco tempo para aborrecimentos. Bebês devem esperar pelo menos um mês para viajar e, mesmo assim, podem sofrer com infecções devido ao ambiente frio e aglomerado dos aviões. As trocas de fraldas e as refeições devem ser feitas normalmente, basta solicitar ajuda para os comissários de bordo. Você precisa providenciar a documentação adequada, ainda mais complicada em casos de voos internacionais, para não correr o risco de acabar com o passeio frustrado. Nos aeroportos, redobre a atenção com a criança, pois o local é muito grande e você pode perdê-la de vista.

IDENTIFICAÇÃO

É muito importante adotar um crachá ou uma pulseira de identificação para o seu filho, contendo informações como nome da criança, nome dos pais, celular e endereço do local onde a família está hospedada. No Brasil, durante a alta temporada, é comum observar a atuação do corpo de bombeiros, que oferece gratuitamente a identificação. Entretanto, no exterior, você não terá a mesma sorte e deve providenciar com antecedência o objeto para o seu filho. Se a criança já tem idade para possuir um celular, ative o roaming internacional para que vocês possam se comunicar em casos de emergência.

TOME AS MEDIDAS DE PRECAUÇÃO NECESSÁRIAS

Com certeza o lugar que você escolheu para curtir uma viagem tem muita coisa boa a oferecer, mas também tem muitos riscos para o pequeno. Excesso de sol, muito frio, presença de mosquitos, aglomerações e outras dificuldades farão parte da jornada e, por esse motivo, é fundamental deixar o seu filho pronto para o novo ambiente. Além de protegê-lo e orientá-lo sobre os perigos, esteja sempre com um kit de primeiros socorros para que a viagem não acabe em choradeira.

Publicação:
Blog 

Veja Também

Blog Infantil Alô Bebê


As mamães e futuras mamães sempre buscam informações sobre tudo que envolve bebês. Sempre há uma dúvida, uma curiosidade sobre amamentação, gravidez, alimentação dos filhos, o exoval de bebê e o chá de bebê, qual brinquedo escolher etc, etc. São muitos os assuntos.
A Alô Bebê, a maior rede de lojas de bebê do Brasil, agora tem o Blog Infantil da Alô Bebê, um espaço para tratarmos dos temas que as mamães, as grávidas e as futuras grávidas se interessam e também sempre traremos novidades sobre as nossas 26 lojas de bebê e também a loja online. Sejam bem vindos e esperamos que gostem do nosso blog.

Mais Acessadas