11 Brincadeiras indispensáveis para os pequenos de 6 a 10 anos

videogame

Conforme crescem, as crianças naturalmente necessitam realizar novas descobertas, aprender novas lições e lidar com situações cada vez mais complexas antes de se tornarem adolescentes. É por isso que as brincadeiras que eram as favoritas anos atrás já não são tão atraentes assim. Quer dizer que está na hora de apresentar novos passatempos, sempre levando em conta a idade e o momento da vida do seu filho, para que ele encerre essa etapa da infância muito feliz. Veja o que pode ser feito:

6 Anos

Esporte

Com habilidades motoras muito bem desenvolvidas, esquema corporal consolidado e reflexos adiantados, é hora de inserir o seu filho no mundo dos esportes. Não dissemine estereótipos e permita que a sua filha pratique futebol e que o seu menino faça ginástica olímpica ou qualquer outro esporte que eles quiserem e demonstrarem aptidão. Se não puder pagar por aulas particulares, use os espaços do condomínio ou de casa e procure vídeos da internet para ensinar movimentos de cada modalidade.

Bingo de letrinhas

A brincadeira é ágil e ideal para as crianças que estão passando pela fase de alfabetização. Para fazê-la, prepare uma cartela que contenha todas as letras do alfabeto e um desenho que comece com a letra correspondente (como, por exemplo, um abacaxi embaixo da letra “A”) para que a criança possa fazer a associação e identificação rapidamente. Depois, é só ir sorteando uma letra por vez enquanto o pequeno faz um xis no espaço correspondente.

7 Anos

Mímica

Essa forma de expressão não verbal ajuda tanto a expressar sentimentos quanto a controlar o corpo e a ser criativo, um ótimo exercício para essa fase em que os pequenos estão compreendendo o mundo em que vivem. Para brincar é fácil: prepare alguns cartões com nomes de animais, objetos, lugares ou personagens, peça para o seu filho escolher um e, sem dizer quem é, realizar gestos e movimentos que te ajudem a decifrar. Troque de lugar com ele na rodada seguinte.

Videogame

Seja no console, no computador ou no tablet, as crianças dessa idade já desejam jogar os mesmos jogos que os irmãos ou amigos jogam. No entanto, é preciso ter cuidado para escolher opções apropriadas para a faixa etária, limitar o tempo da brincadeira e, sempre que possível, ficar de olho na criança. Para evitar que essa seja uma atividade solitária, escolha jogos de duplas para se divertir com o pequeno.

8 Anos

Jogos de tabuleiro

As crianças ficam cada vez mais atentas e perceptivas conforme crescem, e mostram interesse por jogos de tabuleiro como damas, ludo, Jogo da Vida e Banco Imobiliário nessa etapa. Escolha o jogo favorito, chame a família inteira e aproveite para brincar com o seu filho durante uma tarde. Lembre-se de reforçar que participar é muito mais importante do que vencer.

Pique-bandeira

Separe duas equipes em lados opostos e de mesmo tamanho de um salão, quintal ou quadra e dê uma bandeira ou um lenço para ser colocado em cada lado do campo. As crianças precisam “roubar” a bandeira sem ser “pegas” pelo adversário. Vence a turminha que executar a tarefa primeiro. Sociabilidade, liderança, trabalho em equipe e estratégia são algumas das habilidades que o pequeno vai aprender ao brincar de pique-bandeira.

9 Anos

Twister

O jogo das marcações coloridas é ótimo para explorar o movimento do corpo, se exercitar enquanto brinca e aperfeiçoar o equilíbrio. Usando o tapete e a roleta, as crianças deverão colocar a parte do corpo indicada na cor sorteada, sem cair. O contorcionismo vai render muitas risadas, fotos e vídeos para as lembranças dos pequenos.

Artesanato

Que tal ensinar uma habilidade manual para o seu filho? Aproveite os seus dons artísticos para a pintura, o crochê, a costura, as bijuterias ou outro para que o seu filho aprenda a produzir algo com as próprias mãos, conservando um talento de família. Lembre-se que, se o pequeno gostar, ele vai se empenhar mais e querer repetir a experiência em breve.

10 Anos

Experiências científicas

Você pode estimular o aprendizado e provocar a reflexão ao realizar experiências científicas com os pequenos em casa. Consultando alguns vídeos na internet, você poderá confeccionar um periscópio, fazer um relógio de sol ou lançar pequenos foguetes para cima. Durante a produção, vá explicando alguns conceitos básicos de química, física e biologia para que a experiência seja ainda mais enriquecedora.

Cozinhar

Quando as crianças vão para a cozinha, elas têm a chance de experimentar mais alimentos a de aprender na prática alguns conceitos vistos na sala de aula. Por isso, deixe a sua cozinha segura, chame o seu filho e lavem as mãos antes de começar a preparar bolos, biscoitos, macarrão, vitaminas e outras delícias. Aproveite para mostrar que a tarefa pode ser realizada tanto pelas meninas quanto pelos meninos e, que depois de terminado, é preciso limpar tudo o que foi usado.

Todas as idades

Gincana

A atividade é ótima para integrar crianças de todas as idades, mas a família inteira pode participar, até mesmo o vovô e a vovó. É importante ter um adulto para comandar, organizar e pontuar todas as atividades, que podem incluir um esporte, uma dobradura do tipo origami, uma corrida de saco, a procura por um objeto de olhos vendados e quantas outras opções forem possíveis. Seu filho vai aprender a trabalhar em equipe e ser um verdadeiro líder.