5 acessórios super úteis para a amamentação

Toda mamãe sabe o quanto o aleitamento é importante para o seu filho por toda a vida. Só que, o que muitas não se lembram é que nem sempre esse ato de amor é fácil de ser realizado, e você precisará de força de vontade e alguns acessórios para oferecer os benefícios do leite materno para o pequeno por muito mais tempo. Conheça os itens que farão a diferença durante a amamentação:

1. Sutiã de amamentação

O uso do sutiã adequado para a fase lactante é obrigatório para evitar que os seios caiam, prejudicando a saída do leite e a pegada do pequeno.

O sutiã certo também facilita que a mamãe amamente em público caso você não se sinta confortável de exibir todo o peito (mas é claro que você pode!), pois ele possui uma abertura regulável muito mais discreta.

A escolha desse acessório deve considerar a largura das alças (quanto mais larga, melhor), o conforto na região dos seios, pois, se eles ficarem muito presos, a produção de leite é bloqueada, além de ser fabricado de tecido que possa absorver o líquido da pele e de rápida secagem, como os de algodão.

Algumas mamães não são muito fãs desse item, pois ele costuma ser mais conservador, mas saiba que já existem marcas que produzem modelos tão caprichados quanto os que você usava antes!

2. Bomba extratora de leite

bomba extratora de leite

A bomba de tirar leite é um acessório que você precisa ter enquanto amamenta ou enquanto ainda tem leite.

Muito mais do que ajudar a retirar o líquido do peito quando você não estiver por perto para amamentar, ele auxilia na produção de leite, no esvaziamento das mamas para evitar dores e congestão, na extração em caso de rachaduras e dores e, ainda, facilita a doação para bancos de leite.

Quando você voltar da licença maternidade, a bombinha será essencial para deixar o leite reservado para o pequeno durante o dia.

Algumas mamães acham complicado usar o aparelho, mas o segredo é fazer a extração quando você estiver relaxada e sem pressa. Manter uma foto ou uma roupinha do bebê por perto é uma tática que pode ajudar.

Uma dica é apostar na bomba elétrica da Multikids, que proporciona conforto e eficiência na hora da extração, pois tem 7 intensidades de sucção, além de almofada de silicione macio com pétalas. 

3. Conchas protetoras

concha para seios

Feita de plástico ou de silicone, a concha pode ajudar a moldar o mamilo para a amamentação, principalmente quando a mamãe tem o mamilo plano, o que dificulta a pega correta do bebê.

Além disso, esse produto recolhe o excesso de leite materno, evitando os inconvenientes vazamentos na roupa (é só jogar fora o líquido coletado, lavar, secar e colocar de novo), e protege os seios que estão sensíveis ou rachados do atrito com o sutiã. Seu uso deve ser cuidadoso, pois a concha pode abafar a região dos seios, o que favorece o surgimento de fungos, como a candidíase mamilar.

Esse problema gera ardência, coceira, pele vermelha e até bolhas no local, e a infecção pode ser passada para a boca do bebê, provocando sapinho.

Entre as opções, uma das favoritas das mamães é a Concha para seios Avent, que é ideal para proteger os bicos sensíveis e doloridos. 

4. Bolsa térmica para amamentação

bolsa térmica para seios Avent

Existem bolsas adaptadas para o encaixe perfeito nos seios, que deixam os mamilos livres, mas também é possível utilizar aquela tradicional que você já tem em casa.

Elas são preenchidas com um gel que pode ser aquecido ou resfriado: quando morna, a bolsa pode ser usada para estimular a produção, a “desempedrar” o leite e a massagear os seios doloridos.

Fria, ela ajuda a reduzir dores e inchaços que a amamentação pode causar, mas também inibe a produção de leite, caso você não esteja apta a amamentar por algum motivo.

O uso do produto, entretanto, não é unânime entre os especialistas. Eles apontam o risco de queimaduras como o principal risco. Por isso, antes de adquirir o item, vale conversar com o seu médico. 

Uma dica é a Bolsa Térmica Gel para seios da Avent, que pode ser usada quente, para estimular o fluxo de leite ou gelada, para aliviar dor ou inchaço. 

5. Cadeira ou poltrona de amamentação

Um dos fatores principais para que a amamentação ocorra de forma tranquila e saudável é que a mamãe e o bebê estejam confortáveis e que o contato pele com pele seja facilitado.

Para que tudo isso ocorra, o local onde você estará sentada (ou deitada) é muito importante.

Você não precisa ter obrigatoriamente uma poltrona de amamentação: um sofá ou uma cadeira macia podem cumprir muito bem esse papel sem a necessidade de adquirir esse item extra.

Se o local tiver um braço como apoio ou almofadas, melhor ainda. Evite cadeiras de balanço pois, se você acostumar o pequeno a mamar assim, ele sempre vai querer o movimento na hora de se alimentar.

E você, já usa algum desses produtos? Quer conhecer outros que são importantes para a as mamães? Então, confira agora a nossa categoria de amamentação da loja virtual!