7 Dicas para incentivar a higiene pessoal do seu filho

Dicas para incentivar a higiene do seu filho

Depois de um dia brincando, seja na escola, em casa ou no parque, é normal que os pequenos estejam sujos e suados e tenham passado o dia todo nada preocupados em se limpar. Agora, chegou a hora de fazer a higiene para que ele fique cheiroso, limpo e saudável.

Os hábitos de higiene pessoal incluem os cuidados para se manter o mais limpo possível, evitando a contaminação de organismos nocivos. Lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes na hora de ir para cama e tomar banho após chegar em casa são alguns exemplos básicos para manter seu filho higienizado.

Nem todas as crianças gostam dessa rotina: em muitas famílias, ela é um desafio que inclui choro e gritaria. Em outras, as crianças até fazem, mas não corretamente. Ambos os casos podem ser prejudiciais para a saúde do seu filho, pois muitas doenças estão relacionadas à falta de higiene.

Por outro lado, a “vitamina S”, que vem da “sujeira” do dia a dia – como colocar as mãos no chão, acariciar um animal doméstico e brincar na terra – é composta de micro-organismos essenciais para fortalecer o sistema imunológico infantil. Em alguns lares, os hábitos de higiene e limpeza são tão extremos que não permitem que o pequeno tenha essa oportunidade, o que pode ser tão danoso quanto a falta ou incorreta higienização.

É possível garantir que o seu filho realize a própria higiene pessoal, sem exageros, com o estímulo de alguns hábitos diários. Comece desde cedo e sempre faça a supervisão, até que o pequeno aprenda tudo corretamente:

USAR O BANHEIRO

A partir dos dois anos de idade, o pequeno começa a passar pela fase do desfralde. Para incentivá-lo a fazer xixi e cocô em local apropriado, adquira um troninho ou um redutor de vaso sanitário. No início, é você que terá que perguntar toda hora se ele precisa fazer as necessidades para evitar escapes e limpar a região íntima após o término. Conforme crescem, eles vão dominando o controle da bexiga e até mesmo a forma correta de se limpar, mas é comum que eles tenham um certo asco de realizar essa tarefa por algum tempo.

LAVAR AS MÃOS

Depois de usar o banheiro, antes das refeições e assim que chegar em casa são os principais momentos que o seu filho deve lavar as mãos. Para incentivá-lo, dê o exemplo e leve-o com você até a pia ou o tanque. Use um sabonete e água corrente para lavar as palmas e os dorsos das mãos, entre os dedos, embaixo das unhas e também os punhos, e deixe uma toalha seca à disposição para enxugar.

TOMAR BANHO

Ensine o seu filho a tomar banho corretamente. Você pode fazer isso de duas formas: dar banho nele e convidá-lo para tomar banho com a mamãe ou o papai. Com base em repetições, eles vão aprendendo corretamente a fazer isso de forma independente. No entanto, quando eles começarem esse processo, por volta dos cinco ou seis anos, fique por perto para lembrá-lo de lavar todo o corpo, como atrás das orelhas e as solas dos pés. Lembre-se que a higiene íntima de meninos e meninas é diferente!

CUIDAR DOS CABELOS

Cuidar dos cabelos dos pequenos é essencial para evitar o surgimento de piolhos e lêndeas e proporcionar um crescimento saudável. A tarefa deve começar na hora do banho, com a aplicação de produtos desenvolvidos para o público infantil, sendo o shampoo aplicado apenas no couro cabeludo, seguido de uma boa massagem, e o condicionador da metade para o final dos fios. Não é preciso lavar todos os dias nem usar o secador, desde que não seja hora de dormir. Na hora de ir para a escola, prefira prender o cabelo das crianças, principalmente das meninas que têm os fios longos. Tente fazer penteados diferentes para que elas tomem gosto por esse cuidado.

ESCOVAR OS DENTES

Realizar a escovação correta após todas as refeições é muito importante para que os dentes se desenvolvam de forma adequada, sejam os de leite ou os permanentes. Para tornar o momento mais divertido, leve o seu filho para escolher a escova e o creme dental infantil de sua preferência e faça brincadeiras durante a tarefa, como caretas, tirar fotos e assim por diante. Evitar o consumo excessivo de açúcar e fazer visitas regulares a um dentista especializado no público infantil ajudam a manter o sorriso saudável.

TROCAR DE ROUPA

Mesmo que o pequeno tenha uma roupa favorita e deseje usá-la sempre, você deve estimulá-lo a fazer a mudança ao menos uma vez por dia. A roupa que está em contato direto com a pele absorve mais suor e umidade, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Tenha no guarda-roupa peças que são a cara do seu filho, com personagens de desenhos ou cores favoritas, roupas íntimas de algodão bem confortáveis e sapatos abertos e fechados, que devem ser arejados após o uso.

LAVAR OS ALIMENTOS

Não deixe que o seu filho ingira alimentos in natura que não foram higienizados. Ele deve comer frutas, verduras e legumes, mas é essencial que eles sejam lavados em água corrente e as partes não apropriadas para o consumo sejam descartadas. Para isso, em vez de entregar ao pequeno uma maçã ou outros alimentos já lavados, peça para que ele faça essa tarefa, inclusive como um ajudante no preparo das refeições da família.