Acidentes domésticos: cuidados com as crianças na cozinha

 


 

 

Muitas mães deixam de sair de casa por medo, na tentativa de proteger seus filhos da violência urbana. Porém, a sua casa pode ser um lugar bastante perigoso e cheio de armadilhas. Para as crianças pequenas, o risco é ainda muito maior. Todos os anos muitas pessoas e crianças sofrem acidentes domésticos que, em geral, acontecem à noite ou nos finais de semana, período em que ficam mais tempo em casa.

 

Para a criança, a cozinha pode ser uma diversão, um ambiente descontraído, onde ela coloca em prática toda a sua criatividade, nas brincadeiras de fazer comidinhas ou até mesmo fazendo companhia para a mamãe na hora do preparo das refeições. Mas a atenção tem que ser redobrada. Nunca deixe uma criança sozinha na cozinha, cuide para que sempre tenha um adulto por perto na hora de uma brincadeira.

Segurança em primeiro lugar na cozinha:

  • Tenha sempre cuidado na cozinha, use sempre duas luvas ou pegadores para retirar peças quentes do forno. Nunca use panos finos ou molhados para esta função.

  • Vire sempre os cabos das panelas para o lado de dentro do fogão, quando estiver cozinhando. Você mesma ou a criança podem esbarrar e derrubá-las.

  • Mantenha as facas fora do alcance das crianças, como também mantenha armários e gavetas bem fechados.

  • Limpe imediatamente o chão sempre que cair algum alimento ou respingos de gordura, para não escorregar.

  • Seque bem as mãos antes de ligar uma tomada e nunca desligue um aparelho puxando pelo fio.

  • Guarde os líquidos perigosos, como água sanitária e desinfetante, longe do alcance das crianças. Não guarde líquidos perigosos e materiais de limpeza em recipientes de comida ou perto dos alimentos.

  • Se houver criança pequena em casa, não use toalhas de mesa que fiquem penduradas para o lado de fora da mesa. Ela poderá puxá-la e o que estiver em cima cairá sobre a sua cabeça.

  • Mantenha sacolas plásticas de supermercado e de embalagens de comida longe das crianças. Se elas colocarem em torno da cabeça, poderão se sufocar.

Dica para evitar acidentes domésticos na cozinha:

Mantenha bebês e crianças pequenas fora de perigo na cozinha, mas a sua vista, colocando-os em um cercadinho enquanto prepara as refeições. As crianças mais velhas podem ficar ocupadas brincando de fazer comidinha com massinha feita de farinha de trigo e água.