MARCAS
VEJA TODAS AS MARCAS
Você está em: Portal > Revista > Alimentação de qualidade previne gripes
Assunto: Saúde

Alimentação de qualidade previne gripes

01/12/2002


 

Doença de natureza viral, infecto-contagiosa, a gripe provoca muito desconforto nas crianças e pode evoluir de um simples mal-estar e febre a dor de cabeça, obstrução nasal, dor de garganta, secreção pulmonar e tosse. Todos sabemos que um sistema imunológico forte, consequência também de uma boa alimentação, é ponto de partida para prevenir a instalação da gripe. A pergunta que se faz é: que alimentos contribuem mais para prevenir a gripe?

Em primeiro lugar, é necessário fazer três refeições diárias, no mínimo, para assegurar a ingestão de carboidratos, que fornecem energia; vitaminas e proteínas, campeãs no processo de produção de anticorpos. Outra dica é beber muita água para hidratar o corpo e eliminar toxinas. Cebola, couve, brócolis, tomate e alimentos cítricos em geral são ricos numa substância química chamada flavonoide, que atua no combate à reprodução dos vírus.

O grupo das proteínas é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, daí a importância de consumir especialmente carne, galinha ou peixe, além de feijão e leite. Para garantir a presença dos minerais magnésio, ferro, selênio e zinco, assim como a das vitaminas B6, tiamina e roboflavina no organismo, vale apostar em alimentos como peixe, lentilhas, grãos inteiros, alho, verduras de folhas verdes e sementes.

No caso das gripes, o reforço do sistema imunológico deve partir de nutrientes que protegem as membranas mucosas que revestem olhos, nariz, pulmões e estômago. A vitamina A é a principal fonte deles e precisa da ajuda de alguns compostos para ser metabolizada. Nesse caso, é indicado consumir especialmente alimentos de cor amarela, vermelha e verde escuro, como, por exemplo, o mamão papaia, espinafre, cenoura, batata doce, abóbora e abobrinha.

Outra vedete no esforço de defender o corpo das infecções é a vitamina C, indispensável para a produção de glóbulos brancos. Suco de laranja, limão, acerola e caju, tomate cru, kiwi, morango, espinafre e pimentão vermelho são fontes desse nutriente.

Alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e os alimentos, não podem ser esquecidos. E vale lembrar que as ervas ajudam muito. Alecrim, angélica, anis estrelado, óleo de gergelim, canela, arruda, erva doce, girassol e jasmim contribuem para o combate a gripes e resfriados.

Publicação:
Dezembro 2002 - Edição: 15

Avaliar:(+ ) (- ) +-