Atenção à segurança dos brinquedos

Os brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, além de produtos lúdicos e divertidos, contribuem para o desenvolvimento motor, raciocínio lógico e aprendizado dos números e letras.

Mas para que a diversão seja completa é preciso muita atenção à segurança dos brinquedos. Um dos primeiros pontos a observar é a existência do selo do Inmetro, ele vai garantir que os produtos foram testados com relação aos riscos que podem oferecer às crianças.

Segundo o Inmetro, os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes, ou mesmo peças pequenas que possam se desprender e provocar acidentes. O material de fabricação deve ser atóxico, pois normalmente as crianças levam os produtos à boca, por isso é preciso evitar intoxicações.

Veja dicas para evitar acidentes com os brinquedos:

- A faixa etária é uma informação muito importante, verifique a indicação e dê à criança somente um brinquedo de acordo com a idade dela.

- Analise constantemente os brinquedos à procura de algum dano ou parte quebrada que possa vir a causar acidentes ou ferimentos às crianças.

- Guarde os brinquedo em local seguro, para evitar que as crianças possam tropeçar neles.

- As crianças não devem usar os brinquedos perto de escadas, piscinas, rua e lago.
Antes de entregar o brinquedo à criança, retire-o da embalagem, pois pode causar asfixia.

- Supervisionar a brincadeira da criança é necessário, mas além de apenas observar vale muito mais a pena e será mais prazeroso se envolver na diversão junto com o pequeno.

Na Alô Bebê há diversas opções de brinquedos para as crianças aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo.