Banheira para bebê, conheça melhor esse produto

Banheira de bebê

Garantir a higiene dos pequenos é um dos pontos principais que garantem uma infância sadia e proveitosa. No caso dos bebês, isto é ainda mais importante, já que a saúde deles é mais sensível que a dos adultos e precisam estar sempre bem limpos. A higiene é tão importante que até nós devemos lavar as mãos ao pegar o bebê no colo ou manusear qualquer objeto que ele faça uso, como é o caso das chupetas, mamadeiras, talheres, etc.

Para garantir que a higiene seja feita de uma maneira correta e prática, tanto para o bebê quanto para o adulto que está realizando a tarefa, o ideal é fazer o uso de uma banheira de bebê apropriada para seu peso e tamanho. Os modelos e marcas disponíveis são diversos, assim, é possível encontrar a banheira adequada para sua necessidade sem precisar fazer uma pesquisa longa e demorada.

Confira abaixo, algumas dicas valiosas para não errar ao comprar a banheira do pequeno:

5 Perguntas para fazer antes de escolher a banheira do bebê

É muito importante observar o peso e a idade do bebê, o espaço onde a banheira será utilizada, se existe a necessidade de suporte e trocador ou apenas a banheira. Mas o mais importante é analisar a segurança e o conforto na hora do banho:

Onde vai ficar a banheira?

Verifique o local onde será utilizada a banheira e o espaço disponível para isso. Se pretende instalá-la no box do banheiro, certifique-se do espaço do ambiente.

Como eu vou saber se a banheira de bebê é segura?

Nesse caso, fique atento (a) aos seguintes detalhes:

– Verifique se o tamanho da banheira escolhida é adequado à idade e ao peso da criança.

– No caso das banheiras com suporte, observe a estabilidade do suporte, se existe trava de segurança e se o mesmo não escorrega com facilidade.

– Quando utilizada por bebês recém-nascidos, o ideal é que a banheira tenha encosto para apoiar as costinhas do bebê, de preferência antiderrapante, ou redutor de assento, o que tornará o banho mais seguro e agradável. Além disso, algumas banheiras de bebê possuem apoio para as pernas, o que proporciona mais conforto para a criança.

– Se você optar por uma banheira com trocador, observe se este é macio, confortável e, ao mesmo tempo, firme e resistente. As laterais do trocador devem ser elevadas para proteção do pequeno.

Devo deixar os objetos do banho sempre próximos?

É de extrema importância que os pais tenham tudo que precisam, ao alcance das mãos, pois dessa forma não precisam se afastar do bebê para pegar itens como sabonete líquido, shampoo e toalha, o que é fundamental para evitar acidentes. Observe se a banheira possui saboneteira ou outro compartimento para alocar os itens que serão usados no banho.

E se o meu box for pequeno?

A banheira pode ser colocada fora do box, próxima à pia, desde que seja um local nivelado e seguro. Além disso, alguns pais optam por colocá-la no quarto, o que é um pouco mais trabalhoso na hora de remover a água, mas também é possível.

Será que devo optar primeiro pelo ofurô?

Tenha em mente que os ofurôs para bebês são indicados para até 6 meses de idade ou até quando o bebê couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. A vantagem é que seu formato permite que o bebê fique na água em posição fetal, sentindo-se como estivesse no útero da mãe, além de ajudar a relaxar o pequeno.

Banheira com suporte

Banheira com suporte

Um acessório que tem impacto direto nos pais ou em quem estiver dando o banho é o suporte para banheira. Este objeto nada mais é do que um acessório que eleva a banheira até a altura da cintura de um adulto comum. Com o suporte, a banheira fica mais firme e segura, reduzindo bastante os riscos dela tombar, além de favorecer a coluna do adulto, que não precisa se curvar tanto para alcançar o bebê dentro da banheira.

Além disso, o suporte oferece uma maior versatilidade para a banheira, já que ela pode ser montada em qualquer local, mesmo que este possua um espaço mínimo, como no caso de banheiros muito pequenos, onde o suporte pode ser montado acima do vaso sanitário, deixando mais espaço para a movimentação do adulto responsável pelo banho. Muitos pais dizem, inclusive que é um item fundamental no enxoval do bebê, pois sem ele, o banho fica muito mais complicado e aumentam os riscos de queda, lesão na coluna e outros fatores nada agradáveis.

Alguns modelos de banheira de bebê, já vêm acompanhados do suporte, porém, caso o seu não tenha, estes suportes podem ser facilmente encontrados e seus preços cabem tranquilamente no orçamento de cada um. O ideal é procurar um que seja produzido pela mesma marca da banheira, pois, assim, eles se encaixarão com perfeição.