Campanha para doação de leite materno

O Ministério da Saúde lançou no dia 22 de maio a campanha nacional de doação de leite. O slogan para a campanha deste ano é “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.

As doações são necessárias para atender aos bebês que estão hospitalizados, geralmente são os que nasceram prematuros e com baixo peso e por isso ainda não podem mamar no seios de suas mães, que têm grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos.

As mulheres que desejarem doar leite podem solicitar orientação ao Banco de Leite Humano mais próximo de suas casas, que uma equipe vai até a residência da doadora e fornece as instruções necessárias para a coleta e também leva os frascos adequados para o armazenamento. Cada litro de leite poderá atender até 10 recém-nascidos.

“Faço um apelo às mulheres que passam pela experiência da maternidade e produzam leite, que procurarem um dos postos de coleta. Esta voluntária está fazendo um gesto de amor e solidariedade em benefício a outras mães que, infelizmente, não conseguem amamentar”, disse o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Saiba como coletar e armazenar leite materno
Saiba qual é o Banco de Leite Humano mais próximo de você no site da Fiocruz