Como armazenar o leite materno

  

É bom programar a coleta do leite com alguma antecedência, uma ou duas semanas antes de voltar ao trabalho. A definição de horários em que ela vai acontecer também é importante, lembrando que pela manhã a quantidade de leite é maior.

Na extração manual, treino e paciência são fundamentais. A mãe deve estar sentada, em posição confortável. Na extração com bomba, recomenda-se apenas a retirada do leite em excesso, uma vez que as bombas com bulbo são de limpeza difícil. O instrumento é de vidro ou plástico e tem uma pera de borracha numa das extremidades.

Como armazenar o leite materno

Para armazenar o leite materno recolhido os melhores recipientes são os de plástico ou, então, descartáveis. Se o leite for congelado, deve-se deixar um espaço no topo do recipiente antes de tampá-lo. Uma dica é armazenar o leite em pequenas quantidades para evitar desperdícios. A refrigeração deve ser imediata após a coleta.

Segundo o Ministério da Saúde, o período para armazenar o leite materno, após a coleta, é de 24 horas na geladeira e até 15 dias no freezer. Na hora de servir o leite ao bebê, deve-se aquecê-lo em banho-maria. Não é aconselhável o uso de micro-ondas e a fervura deve ser evitada pois esses procedimentos destroem nutrientes do leite. Todas as sobras devem ser desprezadas. O leite não deve ficar em temperatura ambiente por mais de uma hora e deve ser oferecido ao bebê preferencialmente com colherinhas ou copos.

Antes da coleta

  • Lavar cuidadosamente mãos e mamas;

  • Usar utensílios descartáveis, ou lavados e fervidos;

  • Massagear as mamas em forma circular nos locais mais doloridos e, depois, em direção a aréola.

Coleta

  • Para extrair o leite da mama direita, usar a mão esquerda e vice-versa; o recipiente deve ser segurado com a mão livre;

  • O dedo polegar deve ser colocado na aréola acima do mamilo, o indicador por baixo e ambos pressionados;

  • Deve-se apertar por trás do mamilo e soltar repetidas vezes, executando o movimento também nas laterais; essa operação não deve provocar dor;

  • O leite deve ser retirado de cada mama durante três a cinco minutos; toda a operação vai durar entre 20 e 30 minutos, alternando-se as mamas;

  • Evitar esfregar os dedos sobre a pele e espremer o mamilo.

    Para ajudar na hora de armazenar o leite materno, o mais recomendado é usar bombas para retirar o leite de marcas como Nuk e Avent. As bombas podem ser tanto manual quanto elétrica, é só a mamãe escolher aquela com a qual melhor se adapta.