Dicas de produtos para ajudar na amamentação

A amamentação é talvez a etapa mais importante para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês, mas para tanto é imprescindível que seja feita da melhor maneira possível.

No início, amamentar pode ser uma tarefa difícil. Isso porque, a partir do momento que o bebê é amamentado pela primeira vez, o organismo materno passa a produzir grandes quantidades de leite pois ainda não se acostumou com as quantidades que o bebê ingere.

Alguns probleminhas podem se tornar comuns para as recém mamães nessa fase, tais como: dor nos seios, o leite vazar com frequência, encher demais, etc. Os mamilos principalmente, podem ficar extremamente sensíveis e/ou rachados pelo fato do bebê mamar a todo instante.

Para ajudar a contornar esses imprevistos, existem alguns produtos que podem colaborar no momento da amamentação. Confira alguns deles:

Concha de amamentação

As conchas são recomendadas para proteger e evitar o rachamento dos mamilos, além disso também servem para coletar o leite materno que fica vazando. Possuem formatos, tamanhos e sensibilidades diferentes. O ideal é optar pelo modelo que for mais confortável para você, por isso vale pesquisar com calma algumas marcas e funções específicas antes.

Bomba tira leite elétrica

A bombinha tira leite é bem prática e pode ser carregada para qualquer lugar. Extraem o leite mais rápido que as manuais e o fazem de forma indolor.

Existem modelos simples, que tiram o leite primeiro de um seio e depois do outro. E os modelos duplos que executam a extração nos dois, simultaneamente.

Bomba extratora de leite manual

Embora as bombas elétricas sejam as favoritas das mamães, existem aquelas que não encontram problema algum com as manuais. São super baratas, porém exigem uma certa habilidade para seu manuseio.

Existem ótimos modelos que também são indolores de acordo com a opinião de muitas mães. Vale uma pesquisa de marcas antes da compra.

Absorvente para seios

Perfeito para controlar o excesso de leite materno durante a amamentação. A maioria é feita através do material (flocgel), que garante uma ótima absorção e evita os vazamentos.

Outro destaque importante é o fato de ser fabricado com material respirável e também sua descrição, não marcando a roupa.

Almofada para amamentação

Essencial para o conforto das mamães, pois permite um alívio maior da coluna no momento da amamentação. É um item multiuso, podendo ser usado em várias posições para descarregar a tensão de diferentes partes do corpo, enquanto amamentam. Além disso, pode ser reaproveitado futuramente para o bebê, como por exemplo: para apoiar suas costas quando estiver começando a sentar, para deitar-se, engatinhar, etc.