Dicas para evitar queimaduras em casa

As queimaduras podem causar sérios problemas de pele, além de dores e desconfortos. A maior parte dos casos relacionados a queimaduras ocorrem em casa e 40% dos acidentados são crianças menores de dez anos.

Além disso, grande parte dos acidentes que provocam queimaduras em crianças acontecem na cozinha ou no quintal, mas com alguns cuidados e medidas certas é possível evitar as queimaduras e deixar seus filhos protegidos.

Veja algumas dicas para evitar queimaduras em casa:

- Mantenha as crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos e sempre direcione o cabo das panelas para a área do fogão.

- Nunca manipule álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. E guarde estes produtos bem longe do alcance das crianças.

- Ao aquecer a comida da criança no microondas ou a água do banho, verifique a temperatura sem ela no colo.

- Fios de tomada devem ficar escondidos, principalmente, se forem velhos e as tomadas devem ficar tampadas. A criança pode acabar queimando a boca, caso morda o fio.

- Cuidado com velas, fósforos e isqueiros em casa, sobretudo no quarto do bebê e em comemorações de família. Ao acender a churrasqueira, os pais podem não perceber as crianças por perto e provocar um acidente.

- Se for usar ferro de passar ou chapinha de cabelo, não use toalhas sobre a mesa, pois a criança pode puxar e acabar se queimando.

- Em caso de queimadura, enxague a área afetada com água corrente. Não aplique nenhum produto no local e busque um médico.

- Pasta de dente, pomadas e gelo não devem entrar em contato com a pele em caso de queimaduras.

Fontes: Sociedade Brasileira de Queimaduras e Revista Pais&Filhos