Enxoval de bebê e as cores

Quando os pais descobrem que estão esperando um bebê, já começam a comprar coisas fofas para enfeitá-lo e vesti-lo. Mas é só mais para frente, lá pelo sexto mês de gestação que começam os preparativos para o enxoval.

O enxoval de bebê é muito importante, pois tem as coisas mais necessárias para o começo de vida do seu bebê. É repleto de itens essenciais como: fraudas, macacões, chupetas, mamadeiras, roupinhas, itens de higiene, cuidados com o transporte e outros.

As cores do enxoval vão depender muito do estilo dos pais. Alguns preferem azul - se for menino, rosa - se for menina, ou cores neutras - se não souberem o sexo do bebê – como: branca, amarela, verde.

Significado das cores

As cores tem diversos significados, refletem o estado de espírito da pessoa e ainda trazem emoções e sensações. Confira alguns significados e decida a cor do enxoval de bebê que tem mais a ver com a sua família.

Amarelo: Significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. Também proporciona concentração e atenção, porém em excesso, pode provocar distração e ansiedade. O amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.

Azul: Tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza e monotonia. Simboliza a água, o céu e o infinito. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. Dentre os diferentes efeitos na saúde destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.
O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia. Os signos do Zodíaco associados à cor azul são Aquário, Libra, Sagitário e Peixes.

Branco: A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. Um ambiente branco proporciona calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O signo de Câncer está associado à cor branca.

Laranja: Simboliza alegria, vitalidade, prosperidade, sucesso, nergia, entusiasmo, comunicação, criatividade e espontaneidade.O laranja é uma tonalidade quente que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. Algumas vibrações negativas remetem ao nervosismo, ansiedade e descontentamento. É uma cor forte e associada ao signo de Leão.

Preto: É a cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza elegância, dignidade, luxo e sofisticação.Também remete à tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta. A coloração preta significa que existe a absorção de todas as cores da radiação luminosa, assim a coloração preta absorve a radiação solar. Por esse motivo, se usarmos roupa preta em um dia de sol e de calor, a sensação de calor será maior.

Roxo: Está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.

Verde: Significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. Está associada aos signos de Touro, Libra, Virgem.

Vermelho: Simboliza paixão, energia e excitação. É uma cor quente e está associada ao poder, à guerra, mas também ao amor. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour e requinte. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. O vermelho está associado aos signos de Áries e Escorpião.

Rosa: Cor-de-rosa significa romantismo, beleza, suavidade, pureza, fragilidade, delicadeza, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. O rosa é a cor associada ao signo de Libra.


Fonte: Significados.com.br