Gravidez por semana: da 13ª a 16ª semana de gestação

Este é o momento que inicia-se o segundo trimestre da gestação. É o momento em que as consultas ao obstetra passam a ser mais prazerosas por ouvir o coraçãozinho do bebê batendo forte. “A partir da 14ª semana de gravidez, a possibilidade de o médico obstetra escutar os batimentos cardíacos fetais com um aparelho chamado sonar já é bem alta, mas depende da quantidade de tecido adiposo da paciente e da posição fetal”, explica o Dr. Domingos.

O sexo do bebê já pode ser definido pelo exame de ultrassom a partir da 15ª semana de gestação, mas, tudo vai depender da posição fetal. Na 16ª semana de gravidez a ossificação do esqueleto fetal progride rapidamente. Você sabia que o bebê nessa fase já chupa os dedinhos polegares?

Mudanças no corpo da gestante

O sono é um dos maiores incômodos nesta fase da gravidez. “Ao apalpar a barriga, você poderá perceber a parte superior do útero mais ou menos a 7,5 cm abaixo do umbigo”, ensina a Dra Caroline. O cansaço é comum, assim como a mudança na respiração, que passa a ser mais rápida, pois é preciso oxigênio, tanto pra você quanto para o feto.

Saiba tudo sobre a gravidez semana a semana no Portal Alô Bebê.