Gravidez por semana: da 26ª a 33ª semana de gestação


Começa o terceiro e último trimestre. Até aqui, o feto utiliza toda a alimentação transferida através da placenta. Com a maioria dos órgãos já maduros, o bebê começa a ganhar peso. Os olhos abrem e ele pisca.

O peso está em torno de 1kg. “Recomenda-se com 28 semanas de gravidez a realização do exame de ecocardiografia fetal para averiguar se há alterações morfológicas congênitas do coração do bebê”, comenta Dra. Caroline. Na 29ª semana de gestação, a gordura subcutânea já está desenvolvida, ou seja, a pele enrugada do bebê desaparece. “O sistema nervoso central atinge um grau de desenvolvimento satisfatório, permitindo certo controle de regulação térmica corporal. O feto já ensaia movimentos respiratórios intrauterinos”, relata o Dr. Domingos Mantelli.

Normalmente, o feto já fica na posição correta, que é de ponta cabeça. É quando se ouve falar que o bebê virou. Segundo o Dr. Domingos, “na 31ª semana de gestação, os núcleos de ossificação do fêmur (osso principal do corpo humano) já se formaram, indicando que o amadurecimento ósseo está adequado”.

Mudanças no corpo da gestante

No final desse período é comum sentir as pernas mais pesadas. “O inchaço, chamado pelos médicos de edema, acomete principalmente os membros inferiores. Isso acontece pela retenção de líquidos normal da gravidez e pelo útero, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas”, explica a Dra. Caroline, que diz que isso é normal, porém algumas medidas podem amenizar os sintomas, como diminuir o sal da alimentação, fazer caminhadas ou hidroginástica – com recomendação médica - e usar meia elástica.

As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, iniciam-se lentamente nessa fase entre a 30ª e 33ª semana de gestação. “A gestante pode sentir a barriga “endurecer” por curtos períodos de tempo e não rítmicos”, explica o doutor.

Veja mais sobre a gravidez semana a semana no Portal Alô Bebê