Gravidez por semana: da 34ª a 42ª semana de gestação

Contagem regressiva e ansiedade a mil. É comum o bebê nascer entre a 36ª e 40ª semana de gestação, podendo chegar até a 42ª semana. Falta pouco. “Uma data importante é a 34ª semana de gravidez, quando o pulmão tem maior chance de estar funcionando, reduzindo riscos em casos de parto prematuro”, explica do Dr. Gustavo, que diz que nesse período o peso fetal está em torno de 2kg.

“Com 35 semanas de gestação, os pulmões já produzem surfactante, uma substância fabricada pelo próprio organismo que faz com que eles sequem, e deixem de ser imaturos”, completa o Dr. Domingos. Com 36 semanas e peso fetal em torno de 2,5kg, é recomendado a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal. Ele deve ser feito semanalmente e tem o intuito de avaliar o bem estar fetal. Nesse exame também é possível detectar se a gestante está tendo contrações. Ao final de 37 semanas de gestação, o feto é considerado maduro, podendo nascer com mais segurança.

Mudanças no corpo da gestante

Nesta fase, o incômodo maior é em relação ao peso. “Fique atenta se tiver inchaço intenso – principalmente, quando afetar as mãos, os braços e o rosto -, se o ganho de peso for grande, se houver formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca. Esses são sinais de problemas renais, como diabetes gestacional ou pressão alta, que pode levar a eclampsia, colocando em risco a vida da mãe e do bebê. Sendo assim o seu médico deve ser avisado”, alerta a Dra. Caroline.

Gravidez por semana: da 38ª a 42ª semana de gestação

O bebê está pronto para nascer. Nesse momento o parto está programado, seja parto ou cesariana. “Sempre que sentir as contrações falsas aproveite para relaxar e fazer exercícios de respiração. Para quem quer o parto normal, a respiração é fundamental. Se a bolsa estourar ou houver sangramento, procure imediatamente um médico”, recomenda Dra. Caroline. As gestantes em geral apresentam contrações uterinas ainda não rítmicas que preparam o organismo para o trabalho de parto. Atente para movimentações fetais e eventual perda de líquido. Se o pré-natal foi feito corretamente, basta ter calma e colher as alegrias desse momento de felicidade que tanto esperou.

Saiba mais sobre a gravidez semana a semana no Portal Alô Bebê