Gravidez por semana: da 5ª a 8ª semana de gestação

Nesta fase o sistema circulatório do embrião, juntamente com o coração, começa a ser formado. Ele é o primeiro órgão a se desenvolver e, embora neste estágio seja um tubo minúsculo, já bate de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o da mãe.

Os primórdios do sistema nervoso central também existem com o fechamento do tubo neural. “Na 6ª semana de gestação, brotos dos membros superiores e inferiores estão se formando. O embrião mede aproximadamente quatro mm”, diz Dr. Mantelli. Já existe também a base do que serão seus pulmões, ouvidos, nariz, tubo digestório e fígado. Pontinhos negros surgem na porção superior: são os olhos que começam a ganhar forma. O cérebro continua crescendo. “Na 8ª semana de gravidez, o embrião chega a medir 13 mm de comprimento, tendo os dedos já visíveis, bem como as orelhas e, inicia-se também o desenvolvimento dentário”, completa o médico.

Mudanças no corpo da gestante

Procure adotar uma dieta equilibrada, com grande diversidade de alimentos, porque é de lá que bebê vai retirar os nutrientes para se desenvolver. Evite passar muito tempo em jejum, isso ajuda a amenizar os enjoos, que são maiores nessa época. Apesar de não perceber, o útero está aumentando dia após dia e “a pele também sofre alterações, se tornando mais oleosa, o que pode provocar o aparecimento de espinhas”, completa a Dra. Comece a se cuidar! “Use cremes hidratantes para gradativamente ir aumentando a elasticidade da pele, a fim de evitar o aparecimento de estrias quando a barriga estiver crescendo”, ensina Dr. Domingos.

Saiba tudo sobre a gravidez semana a semana no Portal Alô Bebê.