Gravidez por semana: da 9ª a 12ª semana de gestação

 

Neste período da gestação o sexo do pequeno já está estabelecido, mas só consegue ser confirmado através do exame de sangue de sexagem fetal. “A maior parte dos órgãos do bebê já estão formados, mas o funcionamento continua em desenvolvimento até o momento do parto”, explica o Dr. Gustavo B. Kröger, ginecologista e obstetra dos Hospitais Santa Joana e ProMatre.

Na 12ª semana de gravidez, torna-se um feto, ou seja, suas características físicas assemelham-se à de um adulto. “A face tem aspecto humano. Ele chega a medir 61mm. A placenta será o órgão responsável pela nutrição fetal. As unhas dos dedos das mãos e dos pés se formam”, completa o Dr. Domingos. Você fará a primeira ultrassonografia morfológica - exame detalhado para avaliar o desenvolvimento dos órgãos e a sua morfologia. Nele, já pode ser observado o estômago, a bexiga, a massa encefálica, um esboço da coluna vertebral e também é feito o exame de translucência nucal (análise da região posterior da nuca do feto).

“Ele é adotado como rotina há cerca de oito anos no Brasil, e avalia o risco de haver alguma cromossomopatia. A mais conhecida delas é a Síndrome de Down”, explica Dra. Caroline.

Mudanças no corpo da gestante

Algumas mulheres já sentem o movimento do bebê, apesar de não ser muito comum neste período. “É possível notar gengivas mais frágeis, um pequeno aumento da glândula tireóide e o ganho de peso, pois o útero já ocupa a parte superior da pelve”, conta Dra. Caroline.

Saiba tudo sobre gravidez semana a semana no Portal Alô Bebê.