Gravidez semana a semana - 1ª a 5ª semana de gestação

Nas primeiras semanas da gestação, é bem possível que a mulher nem saiba que está grávida. Os primeiros sintomas como : falta de menstruação, aumento dos seios, náuseas e vômito, podem aparecer somente na quinta semana de gravidez.

O ideal é planejar a gravidez com antecedência. Assim o médico pode receitar todas as vitaminas essenciais e o ácido fólico (que é importante para a formação do bebê) três meses antes da concepção. Mas se você não planejou e está com alguns sintomas procure o médico rapidamente. Confirmada a gestação, ele irá te receitar os nutrientes necessários e acompanhar a gravidez semana a semana.

Esse é o período mais difícil para as futuras mamães, uma mistura de novas sensações e emoções. Nessa fase inicial, o corpo da mulher não sofre muitas alterações.

Nas duas primeiras semanas ocorre a fecundação do espermatozóide com o óvulo. Ele será formado por 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe. 24 horas depois da fecundação, se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante. Depois começa a produzir um hormônio especial - a gonadotrofina coriônica- cuja missão é proteger o feto e colá-lo na parede uterina.

Na primeira consulta o obstetra vai pedir exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. Além de medir a pressão arterial e o pulso, verificar seu peso e examinar os seios. A orientação dietética é comer mais vezes ao dia, em menor quantidade. Esqueça aquele ditado que grávida come por dois, coma com qualidade em seis refeições ao dia, a cada três horas.

Pare com maus hábitos como beber e fumar (e peça para ninguém fumar no mesmo ambiente que você), isso prejudica a saúde do feto e da mamãe.

A partir da terceira semana a placenta começa a se formar. É um filtro que escolhe o que o feto necessita e o que ele rejeita. O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda o protege.

Evite os exercícios físicos de impacto, como: musculação, step, corrida, fazer cavalgada ou jogar tênis. Prefira as caminhadas, alongamentos e ioga. É importante tomar cuidado com produtos químicos como a amônia, eles podem causar má formação fetal. Por isso, acostume-se a ler os rótulos das tinturas para cabelo e dos produtos de limpeza.

Conheça a ferramenta gravidez semana a semana da Alô Bebê e fique preparada para os próximos nove meses.