Gravidez semana a semana - 6ª a 10ª semana de gestação

Na 6ª semana de gestação seu bebê cresceu um pouquinho. Nessa fase ele está com 4 milímetros de comprimento e seu coraçãozinho bate acelerado, cerca de 140 a 150 vezes por minuto. A partir daí, a maioria do órgão já estão quase desenvolvidos.

Começam a surgir algumas mudanças no corpo da mulher, a região em torno do mamilo começa a escurecer e podem surgir pequenos nódulos. As náuseas podem piorar, principalmente pela manhã, uma dica é comer algo antes de escovar os dentes. Outro sintoma é a prisão de ventre, se for muito incômoda, tome bastante líquido e coma alimentos ricos em fibras.

Na 8ª semana de gestação o útero da mamãe está maior, por isso as roupas começam a ficar apertadas em torno da cintura, mas as pessoas ainda nem desconfiam que você está grávida. Nessa fase já é possível perceber o início da formação das orelhas, da boca e dos olhos, assim como os dois buraquinhos que darão origem as fossas nasais.

Os órgãos sexuais internos já estão bem formados, ou seja, o corpo já se decidiu quanto a ser menino ou menina, de acordo com cromossomos X ou Y. Mas externamente, não há diferença entre os sexos, por isso ainda não podemos saber nada pela ultrassonografia.

Na 9ª semana você continua sentindo náuseas e cansaço e, possivelmente, sentirá um pouco de tontura e sensibilidade na gengiva. E na 10ª semana de gestação seu bebê já está com mais de 20 milímetros e pesando em torno de 4 a 5 gramas.

É muito importante continuar mantendo a boa alimentação, a prática de exercícios físicos e todas as orientações médicas até o fim da gravidez. Para saber passo a passo da sua gestação, confira nossa ferramenta de gravidez semana a semana no portal Alô Bebê.