Gravidez semana a semana - da 11ª a 15ª semana de gestação

Começou mais uma fase da sua gestação. E algumas mudanças podem acontecer no corpo da mamãe, como o aumento de peso, alterações na pele e algumas outras. O maior receio das mulheres é engordar mais do que o necessário.

Nesse período, há mulheres que engordam além do normal, enquanto outras não ganham peso nenhum. A melhor forma para se manter saudável é comendo alimentos ricos em proteínas, recomendados pelo seu médico, em forma de frutas, legumes e verduras (ou até de suplementos, se for necessário). E alimente-se de três em três horas, mas sem exageros.

Outras mudanças podem acontecer, a região em torno dos mamilos podem aumentar e, provavelmente, aparecerá uma linha escura no meio da barriga. Esta linha leva o nome de "linha negra" e surge por causa da impregnação da melanina produzida pela placenta. Mas fique calma, depois que o bebê nasce ela desaparece.

Em virtude dos hormônios, pode haver mudanças na pele da gestante, deixando-a mais lisa e jovem. Por outro lado, suas gengivas podem amolecer, por isso, redobre os cuidados com a dentição. Você vai começar a notar que está ganhando peso nas nádegas e que sua transpiração está aumentando.

Na 12ª semana de gestação você sentirá melhoras em relação as suas náuseas e o cansaço. Porém, sua respiração pode ficar mais acelerada e a digestão mais lenta.

Ao final desta fase, o bebê já se movimenta bastante dentro do útero. Além de chutar e virar os pés, dobra os dedos, abre e fecha a boca, coça a cabeça, faz caretas e até esfrega os olhos. Mas você não poderá sentir isso ainda, porque seu tamanho é muito pequeno, ele está medindo em torno de 15cm e pesando mais ou menos 50g.

A partir da 15ª semana de gravidez o mistério pode acabar, pois já é possível identificar o sexo do bebê, por meio do exame de ultrassonografia. Mas apenas se ele não estiver com as perninhas fechadas.

Para saber todos os detalhes da sua gestação nesse começo do segundo trimestre, entre na nossa ferramenta gravidez semana a semana da Alô Bebê e descubra como está a evolução do seu bebê.