Gravidez semana a semana - da 26ª a 30ª semana de gestação

Já estamos no terceiro e último trimestre da gestação, seu bebê já está pesando quase 1kg e como está crescendo você começa a sentir seus órgãos comprimidos. A partir desta semana, como sua barriga já tem um tamanho considerável, o risco de varizes e inchaços nos pés, mãos e rosto aumenta. Procure descansar mais, não ficar muito tempo de pé e usar meias elásticas se necessário.

Para manter seu peso controlado siga a dieta do seu médico ou nutricionista. Nesta fase, você realmente começa a sentir mais pesada. Embora algumas pessoas digam o contrário, o ganho de peso durante a gravidez não quer dizer exatamente que a gestante está engordando além da conta, mas sim, que está tendo uma gravidez saudável.

Portanto não se assuste com o peso ganho, ele não se refere somente à gordura, seus seios também aumentaram e eles podem chegar a pesar até 4 vezes mais. Não se esqueça também do peso do seu bebê, da placenta, do líquido amniótico e também do aumento da quantidade de sangue.

O melhor modo para lidar com todo este desconforto é ter uma boa postura e fazer exercícios físicos. Dores na coluna, nesta fase, são muito comuns e elas podem diminuir com uma postura correta. É normal que a mamãe sinta dificuldades em respirar, pois o bebê começa a comprimir o diafragma. Sangramentos nasais e sensação de nariz entupido são incômodos que também podem surgir.

Na 29ª semana de gestação, o colostro, uma substância espessa, amarelada e transparente, começa a se formar em seus seios e vai alimentar seu bebê nas primeiras 72 horas após o nascimento. Uma pequena quantidade de colostro pode sair do seio nesta época, o que é normal. Se começar a sair muita quantidade de leite, comunique seu médico o mais rápido possível.

Nessa fase muitos bebês já estão encaixados na posição do nascimento, virados com a cabeça para baixo. Caso isso não aconteça, também não se assuste. Converse com seu obstetra sobre quais as opções de parto mais apropriadas para você e para seu bebê.

Para ficar mais confortável, é aconselhável que você deite de lado para dormir, pois nesta posição o fluxo da placenta melhora. Para saber mais detalhes de sua gravidez semana a semana, confira todos os detalhes no portal da Alô Bebê.