Gravidez semana a semana - da 36ª a 40ª semana de gestação

Finalmente chegou a reta final da gestação, esse período é o de maior ansiedade e expectativa para a mamãe e o papai. Em cerca de 5 semanas estará chegando o mais novo membro da família, portanto se você trabalha já pode tirar a licença maternidade, que lhe permite ficar 120 dia com o bebê. Mas lembre-se de quanto mais tarde você tirar a licença, mais tempo poderá ficar com o seu filho depois que ele nascer.

A partir de agora as mudanças são pequenas, ele só cresce e ganha peso. Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e a sua barriga desce um pouco mais, fazendo com que a azia e falta de ar diminuam.

Na 38ª semana de gestação o bebê já está com cerca de 50 cm e pesa mais ou menos 3kg. É ideal é que a mamãe tenha engordado cerca de 15 quilos, mas isso varia de mulher para mulher. Enquanto seu bebê não chega, aproveite ao máximo os últimos dias de gestação, acaricie sua barriga e converse bastante com ele.

40 semanas de gestação é o período normal para encerrar a gravidez, portanto fique alerta às contrações e à ruptura da bolsa, pois o parto pode começar a qualquer hora. Pode acontecer de prolongar até 42 semanas sem complicações, isso se chama de pós-datismo e os obstetras ficam mais cautelosos, pedindo para que você faça exames a cada 2 ou 3 dias para saber como está o bebê.

Após 42 semanas, se você ainda não entrar em trabalho de parto, ele deve ser induzido dentro do hospital com medicamentos ou então uma cesárea pode ser programada. Na hora do parto, a presença do seu companheiro irá deixá-la mais tranquila, infelizmente ainda há maternidades que proíbem a presença do pai na sala de parto, não esqueça de verificar se a que você escolheu tem essa permissão.

Dúvidas sobre outros períodos de gestação, não deixe de conferir a ferramenta Gravidez Semana a Semana no portal da Alô Bebê.