Gravidez semana a semana - de 16ª a 20ª semana de gestação

Seu bebê já cresceu mais um pouco na 16ª semana de gestação, pesa cerca de 80 gramas. Já é capaz de se movimentar e já desenvolveu o sentido do paladar, por isso faz caretas super fofas.

Todos os movimentos já podem ser sentidos pela mamãe. É um momento emocionante, agora os pais vão perceber de fato a existência do seu bebê. Se você ainda não o sentiu não se preocupe, algumas mamãe podem notar sua agitação apenas na 22ª ou 24ª semana de gestação.

Seus seios se tornam mais pesados, quentes, doloridos e cheio de veias azuladas. As glândulas já começam a produzir leite. Marque uma consulta com o seu médico para saber se o bico do seu seio é adequado para a sucção do bebê, pois se não for tem exercícios específicos para serem feitos durante a gravidez.

A partir de 18ª semana, sua barriguinha já começa a aparecer, pois seu útero atinge a altura do umbigo. É nesse momento que seu humor começa a mudar e você fica mais indisposta. Você pode apresentar uma frequente vontade de urinar, porque à medida que o útero cresce, faz cada vez mais pressão sobre a bexiga.

Nessa fase é muito comum ter infecção de urina, portanto se você estiver com dores, ardência ou corrimento procure seu médico. Mas não se preocupe são sintomas facilmente tratados. Lembre-se de nunca se automedicar, pode por em risco a saúde da mamãe e do bebê. Se sentir alguma dor, converse com o seu obstetra e tome remédios apenas receitados por ele.

No final desse período seu bebê está medindo mais de 23cm e pesando 260 gramas. Com a barriga crescendo fica cada vez mais difícil conseguir uma boa posição para dormir a noite. Experimente usar travesseiros para levantar a cabeça e ajudar com a postura.

Para saber mais detalhes da sua gravidez semana a semana, consulte nossa ferramenta do portal Alô Bebê, criada especialmente para tirar as dúvidas das mamães.