Gravidez semana a semana- da 31ª a 35ª semana de gestação

Agora já está próximo grande dia do nascimento, seu pequeno já está pesando quase 2kg e mede cerca de 43cm. Todas as partes do corpinho já estão formadas e tem proporção adequada, agora você consegue sentir todos os movimentos do seu bebê.

Na 32ª semana de gestação seu útero está cerca de 12cm acima do umbigo, por isso além da vontade de urinar e da dificuldade para respirar, talvez apareçam dores na coluna, osso pubiano e quadris, decorrentes do excesso de peso.

A azia também pode aparecer com mais frequência, devido a compressão que o útero exerce sobre o estômago e faz com que o espaço para os alimentos diminua. Ela pode ser aliviada se você permanecer de pé por alguns minutos depois das refeições e se você se alimentar mais vezes durante o dia e em pequenas quantidades.

Como a barriga está enorme, você pode estar com dificuldades para dormir por causa da ansiedade e preocupação em relação ao parto e a saúde do seu bebê, mas tudo isso é normal. É importante ficar tranquila, conversar com seu médico, companheiro, amigos e procurar transmitir segurança para o seu bebê.

As visitas ao obstetra se tornarão mais frequentes, a cada 15 dias. Aproveite para conversar com seu médico sobre as diferenças entre as contrações de Braxton-Hicks e as contrações do parto. As contrações do parto são mais longas, mais frequentes (geralmente duas a cada 10 minutos), mais intensas (a barriga fica muito dura mesmo) e dolorosas tipo cólicas muito fortes. As contrações de Braxton-Hicks, são consideradas contrações de treinamento e também são indolores.

Se você quiser saber mais detalhes da sua gestação, não esqueça de conferir nossa ferramenta gravidez semana a semana no portal da Alô Bebê.