Gravidez semana a semana

 

Para as futuras mamães a gestação é um período de muitas alegrias, mas também de ansiedade e dúvidas frequentes. Por isso, é muito importante que elas acompanhem as semanas e saibam como está o desenvolvimento de sua gravidez, bem como o crescimento do seu bebê, através da gravidez semana a semana.

Nas primeiras semanas de gravidez não haverá muitas mudanças no corpo da futura mamãe e o mais importante neste período é que ela não faça uso de álcool, drogas, cigarro ou de medicamentos que não sejam indicados pelo seu médico.

Os enjoos e náuseas também começam a aparecer logo nas primeiras semanas, principalmente pela manhã. Uma dica: procure comer um pouquinho antes de escovar os dentes.

A partir da 14ª semana de gestação uma linha negra aparecerá em sua barriga, ela surge por causa da impregnação da melanina produzida pela placenta.

Na 20ª semana de gestação seu bebê está em pleno desenvolvimento e já possui os cinco sentidos e, nas próximas quatro semanas, ele ganhará um peso enorme. Nesta fase, a futura mamãe terá muita vontade de urinar, isso porque à medida que o útero cresce, faz cada vez mais pressão sobre a bexiga.

Seu pequenino está com quase um quilo e meio na 26ª semana e já pode viver fora do útero da mamãe sob cuidados muito intensos, pois seus pulmões são capazes de respirar o ar, apesar de estar muito prematuro. Nesta fase, é bom já começar a pensar na decoração do quartinho do bebê. Visitando as lojas Alô Bebê você também pode preparar a lista de chá de bebê completa.

A partir da 32ª semana as consultas ao ginecologista começam a ficar regulares e é muito importante que você tire todas as suas dúvidas com seu médico em relação ao parto, ao pós-parto, à amamentação. As contrações uterinas, que preparam o útero para o trabalho de parto, também já podem ser percebidas.

Na reta final o pequeno não vê a hora de sair e a partir da 36ª semana o trabalho dele é apenas engordar até a hora de nascer. O importante para a mamãe é não descuidar da alimentação, alimentos leves e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor.

É comum que o bebê nasça na 40ª semana até a 42ª semana. Neste período a mamãe já não aguenta de ansiedade para ver a carinha do pequeno.

Acompanhe o passo a passo da sua gestação através da gravidez semana a semana da Alô Bebê. Confira.