Hora do banho: dicas e modelos de banheiras

banho em recém-nascidos

Limpar uma criança frágil e que se mexe o tempo inteiro não é uma tarefa muito fácil nas primeiras vezes, mas o jeitinho maternal e o desenvolvimento do pequeno logo tornam essa atividade menos tensa e muito mais prazerosa. Dúvidas como “e se eu deixar ele escorregar?”, “será que ele está mesmo limpinho?” e “qual sabonete usar?” estão sempre na cabeça das mulheres que vão descobrir como dar banho em recém-nascido.

Ao contrário do que se pensa, os recém-nascidos sequer precisam de banhos todos os dias, pois, desde que não se sujem com vômitos ou cocô, eles são muito limpinhos! Três banhos na semana já são suficientes para manter a higiene dos pequenos, mas você precisa manter a região da fralda, as mãos e o rosto sempre higienizados. Agora, quando ele começar a engatinhar, passe a dar banho diariamente.

Nessa faixa etária, as mamães acabam fazendo da hora do banho um momento de relaxamento para a criança, pois o contato com a água é similar ao ambiente do útero materno. Cólicas e agitações podem ser aliviadas dessa forma, e alguns pequenos ficam tão tranquilos que acabam tirando um cochilo. Banhos noturnos, antes de dormir, proporcionam uma noite de sono muito mais gostosa para o seu filho e, consequentemente, para você. Aposte nesta ideia!

Descubra outros mistérios que envolvem a descoberta de como dar banho no recém-nascido e deixe de ficar apreensiva com o momento:

Deixe tudo pronto

Esse é o principal segredo das mamães experientes que conseguem acabar o banho do bebê em poucos minutos. Para isso, organize todos os itens que você precisará, no lugar que você precisará e pela ordem de uso, considerando todas as etapas do banho. Ao lado da banheira, deixe o shampoo e o sabonete, além de uma esponja macia e a toalha com capuz. No trocador, separe as roupas que a criança vai usar e confira se o estoque de fraldas e demais utensílios estão abastecidos.

Confira a água

A temperatura ideal da água é similar à temperatura do corpo da criança, ou seja, em torno de 36 ou 37 graus Celsius. No início, pode ser de grande ajuda contar com um termômetro para fazer a medição, mas em poucas semanas você aprenderá exatamente a verificar a temperatura apenas colocando a mão na água. Cuidado para não encher demais a banheira, pois pode ser perigoso para a criança e, ainda, pode esparramar pelo chão, tornando o ambiente liso e propicio para acidentes envolvendo os adultos.

Tenha apoio

Conte com a presença do papai ou da vovó para o banho do bebê. Este momento permite estreitar os laços, devido à sensação do toque na pele do pequeno, e será muito benéfico variar esse cuidado com as pessoas mais próximas. Além disso, o suporte de uma outra pessoa é essencial para auxiliar caso você tenha esquecido algum item ou se o sabonete cair no chão, já que você não poderá desgrudar os olhos da criança nem por um segundo.

Por onde começar

Quem está dando o banho precisa segurar a criança de forma que ela fique confortável e segura. Uma boa posição é passar o braço esquerdo pelas costas do pequeno, prendendo a mão embaixo de seu bracinho e utilizando o antebraço como apoio para a cabeça. Para limpar a parte traseira, prenda a mão embaixo de um dos bracinhos e apoie o peito e o rosto no seu braço.

Tempo ideal para banho em recém-nascidos

Não existe um tempo mínimo ou máximo para que os pequenos fiquem dentro da banheira. O importante é que a temperatura da água não fique inadequada para eles. Assim, em dias de calor, o banho poderá durar mais tempo, e, em dias frios, será breve, devido à perda de calor da água para o ambiente.

Melhores produtos

Se a criança não estiver muito suja, apenas água é suficiente para fazer a higiene do seu filho, mas você com certeza vai querer usar alguns produtos que deixam aquele cheirinho de bebê. Neste caso, use produtos apropriados para a criança, de preferência neutros, e em pouca quantidade. O cabelo do pequeno, por exemplo, não possui muita oleosidade, e só um pouquinho de shampoo vai resolver.

Cuidando do umbigo

Em até 21 dias, o coto do cordão umbilical do bebê irá cair. Até isso acontecer, não existe um consenso sobre a necessidade de dar banho nesta parte do corpo. Alguns médicos recomendam não molhar, enquanto outros acreditam que você pode submergir toda a criança na hora do banho, desde que seque muito bem a região e use álcool 70% para finalizar a higienização.

Como deixar o bebê sequinho

Entre tirar o bebê da banheira e colocar novamente a roupinha, seja breve! Recém-nascidos perdem calor para o ambiente muito rápido e começam a sentir frio. Por isso, enrole-o imediatamente na toalha, protegendo a cabecinha com o capuz, e leve-o para o trocador. Você não precisa esfregar a toalha pelo corpo do seu filho, e sim dar batidinhas leves. Não esqueça de secar também entre as dobrinhas.

Pós banho

Óleos e hidratantes não são recomendados para as crianças que acabaram de nascer, ao não ser que seu filho tenha a pele seca e o pediatra tenha indicado o uso. Do contrário, evite usar, pois os produtos podem causar alergias. Talco e perfumes estão proibidos, pois podem causar problemas respiratórios e irritações na pele. Bebê limpinho já tem um cheiro naturalmente bom!

Segurança

Durante o banho e o pós banho, toda atenção é necessária. Vários acidentes podem acontecer se os papais tirarem os olhos dos pequenos, como afogamentos, ingestão dos produtos utilizados e queimaduras na pele. Para evitar, coloque a criança dentro da banheira quando ela já estiver cheia, com aproximadamente 20 centímetros de água, tenha cuidado para que ele não engula água, mantenha sabonetes e afins fora da água, não permita que o pequeno brinque com a torneira e não o deixe sozinho no trocador, principalmente se o local for alto.

5 Modelos de banheiras para banho

Banheira Burigotto

Banheira Plástica – Burigotto

Detalhes:

- Confeccionada em plástico;
- Cantos arredondados, amplo espaço interno;
- Locais apropriados para colocar sabonete e esponja;
- Fundo e bico projetados para permitir escoamento rápido e total da água;
- Pode ser usada no chão ou com o suporte;
- Capacidade: 20 litros.

Banheira Millenia

Banheira Millenia – Burigotto

Detalhes:

- Exclusiva tampa de plástico injetado, com trocador almofadado e abas laterais para proteção;
- Saboneteira com porta toalha;
- Mangueira para escoamento de água;
- Formas arredondadas;
- Assento interno incluso;
- Suporte prático e dobrável;
- Ideal para bebês de até 15 kg;
- A banheira pode ser retirada do suporte e utilizada no chão.

Banheira Splash

Banheira Splash – Burigotto

Detalhes:

- A Banheira Splash Burigotto é rígida e possui um amplo tampo plástico;
- Porta-toalha;
- Trocador acolchoado;
- Ampla bandeja porta-objetos;
- Possui suporte com travas em arco;
- Mangueira para escoamento da água;
- O assento pode ser reduzido para recém-nascido.

 Banheira Multikids

Banheira Dobrável - Multikids Baby

Detalhes:

- Compacta, ideal para viagens e fácil de guardar em casa;
- Possui pés antiderrapantes;
- Travas para maior segurança;
- Válvula para fácil escoamento da água;
- Indicador de temperatura
- Suporte para deixar secando e colocar sabonete ou shampoo.

Banheira Galzerano

Banheira Rígida – Galzerano

Detalhes:

- Confeccionada em plástico;
- Acompanha uma mangueira para o escoamento de água do tanque;
- Suporte para sabonete e esponja;
- Pode ser usada no chão ou com suporte (vendido separadamente);
- A capacidade máxima da banheira é de 20 litros de água. Recomenda-se usar somente 5 litros para banhar a criança.