Macacão de bebê: saiba mais sobre este item

Macacão para bebê

Indispensável dentre as roupinhas mais comuns para recém-nascidos, o macacão destaca-se por ser fácil de vestir, tornando-o bastante prático para o cotidiano das mamães.

No mercado, os modelos mais encontrados são: com pé ou sem pé e com mangas ou sem. Para não errar na hora da escolha, as mamães devem observar alguns fatores:

- A peça com pé, não poderá ser usada por muito tempo, uma vez que os bebês desenvolvem-se rapidamente e portanto, não servirá mais em breve. Por outro lado, a peça sem pé, acaba subindo e deixando as pernas do bebê desprotegidas.

- Nos meses frios, a peça com pé pode ser uma boa escolha, pois além de garantir que a criança fique aquecida, também evita que as meias escapem dos pezinhos.

É preciso avaliar com atenção quais as necessidades do bebê, época do ano e por quanto tempo o macacão será utilizado, para adquirir um modelo apropriado.

Qual o tamanho ideal para o macacão?

A recomendação, é que o macacão seja um ou dois números acima do tamanho do bebê, dessa forma, fica fácil observar quando a peça não poderá mais ser utilizada. Pelo comprimento das pernas e limitação do movimento, é possível notar antes mesmo de vestir o macacão, que ele não servirá.

Vestindo o macacão no pequeno

Como os macacões possuem diferentes tipos de abertura, para vesti-los, as maneiras podem variar: quando os botões se encontram na parte da frente, o processo é simples:

- Coloque o bebê em cima do macacão já aberto e passe sua mão por dentro da parte do braço, segurando a mão do bebê e conduzindo-a para vesti-lo. Ajeite e estique a peça, para realizar o mesmo movimento do outro lado.

- Algumas peças permitem que os pés sejam vestidos por último, fechando a perna do macacão com botões, entretanto, há modelos onde as pernas devem ser vestidas primeiro. Se for esse o caso, apoie a criança em local seguro e vista-a pelas pernas, realizando o mesmo procedimento para os braços, posteriormente e fechando o macacão.

Qual melhor tecido para o macacão?

Para que seu filho não desenvolva nenhum tipo de alergia, o tecido do macacão deve ser 100% algodão. O atrito entre a pele da criança e as fibras sintéticas, podem irritar seu corpo, portanto é importante optar pelo tecido correto.

Tenha cuidado com tecidos felpudos, como lã, soft e plush. Além de pinicarem, acumulam resíduos e também podem resultar em alergias, além disso, soltam fiapos e irritam as vias aéreas da criança. Se pretende usá-los, opte por lã antialérgica e lave as peças semanalmente.

Roupas coloridas também são contraindicadas, pois certas tintas, em contato com a pele, causam irritação. Atenção também com botões e presilhas, que, além de incomodar, podem ser engolidos pelo neném.

Ao adquirir uma peça nova, nunca esqueça de higienizá-la antes do uso. Evite amaciante nas roupas de bebê, pois ele deixa resíduos e pode desencadear processos alérgicos. Prefira sabões neutros ou de coco (o vinagre é um substituto menos nocivo ao amaciante).

Modelos de macacões

Confira alguns modelos que podem ser encontrados na loja online da Alô Bebê:

Macacão Baby Fashion

Macacão Margarida - Baby Fashion

Feito com tecido macio e confortável para os pequenos. Com fechamento frontal através de botões de pressão e bordados de flores.

*Apenas os tamanhos RN e P possuem pezinho.

Macacão Upi Uli

Macacão Ursinhos - Upi Uli

Feito com tecido macio e quentinho para o bebê. Decorado com bordados de ursinhos e abertura frontal através de botões de pressão.

Macacão Pro Baby

Macacão Plush Football - Pró Baby

Fabricado em plush macio e quentinho para o bebê. Com bordado e abertura frontal, através dos botões de pressão.