Manchas na pele na gravidez

O momento mágico que tantas mulheres sonham chegou: a gravidez. Medos da dor do parto são esquecidos ao lembrar que em breve nascerá uma vida que se desenvolveu durante nove meses dentro do próprio ventre. Porém, neste período que sucede o parto a mulher grávida enfrenta diversos desafios, e a cada dia, precisa se adaptar com a nova realidade em que vive.

Roupas e acessórios que deixam a gestante ainda mais bonita não faltam. Muitos homens, futuros papais ou não, derretem-se ao ver uma mulher desfilando com sua linda barriga. Mas nem tudo são flores na vida de uma gestante. O cuidado com cada parte do corpo é fundamental. Com frequência, muitas mulheres reclamam do surgimento de manchas na pele durante a gravidez.

As manchas na pele de tom amarronzado geralmente aparecem no rosto e colo. As manchas surgem devido ao aumento dos níveis hormonais, em geral a progesterona, que estimula as células responsáveis pela pigmentação a ficarem mais ativas durante os meses de gestação. A exposição ao sol também pode intensificar o problema das manchas na pele.

Para prevenir essas manchas na pele de difícil remoção e evitar que elas se multipliquem, não dispense o uso diário de bloqueador solar com fator de proteção alto, no mínimo 15, pois o sol incentiva a pigmentação. Caso o aspecto da pele a incomode, parta para a maquiagem antialérgica, que pode disfarçar o problema das manchas na pele.

Parte das manchas na pele desaparecem até dois meses após o parto, pois as taxas hormonais tendem a voltar à normalidade. As manchas que ficarem podem ser tratadas com um dermatologista. Este tratamento leva no mínimo três meses para mostrar resultados, e consistem em aplicação de substâncias clareadoras, como hidroquinona, isotretinoína e ácido azeláico, além de peelings. Não esqueça que o uso diário de filtros solares é extremamente necessário, pois eles previnem o retorno das manchas na pele.

Mamães e gestantes: não descuidem de forma alguma da saúde. Não se trata apenas da questão estética, e sim da prevenção de problemas futuros. Os papais e seu próprio corpo agradecem!

Cuidado com as manchas na pele durante a gravidez!

  • Elas costumam aparecer na face, maçãs do rosto e nariz,

  • As morenas são mais propensas às manchas do que as loiras;

  • Quem toma anticoncepcionais também corre o risco de adquiri-las;

  • Consulte sempre um dermatologista!  

Toda futura mamãe quer se sentir saudável e linda durante a gestação. No Espaço Gestar ela encontrará diversas opções de roupas para gestantes para ficar ainda mais bela.