O que pode e não pode na gravidez

Muitas dúvidas atingem as mulheres durante a gravidez. Esse é um período lindo, mas que exige muitos cuidados e atenção redobrada.

A cada semana a semana da gravidez aparecem novos questionamentos. Será que isso faz bem para o meu filho? Será que posso comer isto?

Os pais se preocupam muito com a saúde do bebê e da mamãe durante a gestação, por isso separamos algumas dicas do que pode e do que não pode na gravidez. Confira:

O que pode na gravidez

- Depilação: Se depilar com cera está liberado, porém a laser não é indicada. A pele pode ficar mais sensível nesse período, portanto é normal sentir um desconforto maior.

- Pintar o cabelo: Grávidas podem pintar o cabelo somente a partir da 12ª semana de gestação. As tinturas tem substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e gerar má formação fetal. A partir da 12ª semana os riscos diminuem, mas opte por tinturas que não contenham iodo nem amônia.

- Café: Grávidas podem ingerir cafeína, limitando-se entre 4 a 6 xícaras por dia.

- Trabalhar: Podem trabalhar até o final da gestação, desde que se sintam bem e sejam autorizadas pelo médico.

- Relação sexual: O sexo está liberado durante toda a gravidez, para as mulheres com gestação normal.

- Acetona: Removedor de esmalte não faz mal nem para a gestante nem para o bebê, está liberado.

- Dormir de bruços: Se a gestante se sentir confortável, não tem problema dormir de barriga para baixo.

- Shows e baladas: Você está grávida, não doente. Pode sair normalmente, mas sempre se preocupando com o bem estar do bebê.

- Usar cândida: Não há contraindicações para o uso do produto na limpeza da casa, porém o cheiro pode ser incômodo.

- Andar de avião: As gestantes podem andar de avião até o 8º mês, depois disso as empresas não permitem pois há risco da mulher entrar em trabalho de parto durante o voo.

- Dirigir: Não há contraindicações para as gestantes saudáveis, porém é melhor evitar após o 8º mês de gestação, pois os incômodos serão maiores.

- Banho de mar: O banho de mar ajuda a relaxar e promove bem estar físico e psíquico às gestantes, portanto, a praia está liberada. Mas o mergulho deve ser evitado, assim como furar ondas, devido ao impacto sobre o ventre.

- Salada Crua: Não tem problema se você tiver certeza de que estes alimentos estão bem higienizados.

- Natação e Ioga: Atividades muito indicadas durante a gestação, mas com intensidade leve.

O que não pode na gravidez

- Tatuagem: Durante a gravidez a cicatrização está exagerada, por isso o resultado estético da tatuagem pode não ser o esperado e podem surgir quelóides.

- Álcool: Nada com essa substância é indicada, pois pode trazer riscos à saúde.

- Cigarro: Nada que contenha nicotina é indicado, pois prejudica o desenvolvimento cerebral e pulmonar do bebê.

- Doar sangue: Ao doar sangue a gestante compromete seu estoque de ferro no organismo, o que pode evoluir para um quadro de anemia trazendo riscos ao feto.

- Adoçante: Apenas em pequenas quantidades e recomendado pelo médico.

- Andar de montanha-russa: A aceleração e a desaceleração do brinquedo podem deslocar a placenta, além de trazer riscos para o feto.

- Peeling, blindagem capilar, progressiva, cremes anti-idade e tratamento para varizes: Estes cosméticos e tratamentos contém substâncias que são contraindicadas na gravidez.

- Carne mal passada: Melhor evitar esses alimentos pelo risco de contaminação.

Depende

- Refrigerante: Não há uma contraindicação ao refrigerante, exceto nos casos de gestantes com diabetes.

- Comida japonesa: Em relação aos pratos cozidos não há problema, desde que haja moderação nas preparações gordurosas, mas o consumo do peixe cru é pouco indicado pois pode apresentar contaminação.

- Tomar vacinas: Existem vacinas que são indicadas para gestantes e fazem parte do pré-natal (como a do tétano e da difteria), as que podem ser usadas em situações especiais (como a vacina da raiva e hepatite B) e as vacinas que são contraindicadas para as gestantes (como pólio, tríplice viral e BCG).

- Descolorir pelos: Não tem problema se utilizar apenas água oxigenada.

 

Fonte: Delas.ig