Penteados para crianças - copiar o corte dos ídolos

 

Os famosos influenciam literalmente a cabeça dos garotos. As tendências passam, mudam os ídolos. Mas a mania de copiar os cortes de cabelos de astros de cinema, músicos ou jogadores de futebol continua atual. E, mais que modismo passageiro, essa identificação ajuda na construção da identidade das crianças. Segundo a psicóloga Dalka Ferrari, do Instituto Sedes Sapientiae, a busca em parecer com o ídolo faz parte deste período de desenvolvimento.

"Ainda construindo a identidade, os garotos buscam assumir características externas das pessoas que admiram como uma forma de serem reconhecidos, aceitos, e de certa maneira compartilhar parte do sucesso", explica.

Nos salões especializados em cabelos infantis, é fácil identificar os mais copiados. "Os cortes se adaptam conforme quem faz sucesso no período. Teve a época em que os meninos queriam cabelos inspirados  no jogador de futebol David Beckham. Depois, veio a moda NX Zero. E, no ano passado, foi a vez dos integrantes do Restart. Assim vai mudando", explica Ricardo Alves Silva, cabeleireiro da unidade Moema do salão infantil Funny Hair.

Fenômeno mundial, o popstar teen canadense Justin Bieber ilustra bem esta tendência. O penteado do Justin é o escolhido por 70% dos pequenos clientes que utilizam cortes de famosos como referência. Bastou o músico e ator mudar recentemente o visual, cortando a franja, para o novo estilo arrepiado virar febre entre crianças e adolescentes.

Mas para ter o cabelo do artista preferido não basta apenas vontade - é preciso saber também se o tipo permite a realização do corte. O modelo de Bieber, por exemplo, fica muito melhor em garotos com cabelos lisos. O especialista Ricardo Alves ainda recomenda: "para o penteado ficar realmente parecido com o do cantor é necessário
alguns cuidados, como usar gel ou pomada para manter os fios arrepiados."

Outro corte dos famosos muito pedido que também exige madeixas lisas é o do astro global Fiuk. Desde o fim do ano passado, o galã optou por um cabelo desconectado com franja grande. E o estilo tem feito sucesso entre a meninada.

De acordo com o cabeleireiro, os cuidados com este visual são poucos. Além da higiene normal, deve-se usar apenas creme condicionador. No país do futebol, quem também tem influenciado os pequenos é Neymar, atacante do Santos e da seleção brasileira. O estilo moicano - uma releitura de outro craque, David Beckham - completa a lista dos mais pedidos.

Recomendado para crianças de cabelos lisos ou ondulados, o penteado exige uso de gel (os melhores são os que não contêm álcool em sua fórmula). Fã do atleta, Pedro Lemos, de 7 anos, passa cerca de 20 minutos por dia arrumando as madeixas para ficar igual ao ídolo.

Tamanho trabalho tem explicação. Praticante do esporte, o garoto, apesar de torcer para o Corinthians, idealiza uma carreira semelhante ao santista. "Como a maioria dos amigos, ele sonha ser um jogador reconhecido", conta a mãe, Adriana Lemos.

Conheça o corte dos famosos que influenciaram as gerações

Anos 50 

Elvis Presley - O rei do Rock influenciou jovens do mundo inteiro com sua música e seu topete.

Anos 60

The Beatles - Os garotos de Liverpool não dispensavam o visual franjão na testa, que virou moda.

Anos 70


John Travolta - As costeletas e o cabelo do ator de "Os Embalos de Sábado à noite" foram tendência.

The Jackson Five - O cabelo estilo black power era um dos destaques do grupo liderado por Michael Jackson.

Anos 80

Menudos - Os cabelos ondulados, com franja e um pouco mais compridos, fizeram com que o conjunto de Porto Rico fosse copiado no mundo todo.


New Kids on the Block - a banda pop americana reciclou o topete de Elvis e se tornou sucesso entre os meninos no final da década.

Anos 90

Jason Priestley - ao encenar o personagem Brandon no seriado "Barrados no Baile", influenciou diversos meninos com o seu cabelo repartido ao lado com topete.

Junior Lima - sucesso ao lado da irmã Sandy, o cantor propagou entre os garotos as madeixas repicadas e os mullets como os do pai, Xororó.

Alexandre Pires - assim como os outros pagodeiros, o cantor mineiro ajudou a propagar o cabelo raspado.


Nick Carter - integrante da banda Backstreet Boys influenciou a volta do corte tigelinha.

Leonardo Dicaprio - ao estrelar o filme "Titanic" em 1997, o ator mostrou uma nova variação do corte tigelinha , usando um penteado curto com franja grande e dividido ao lado.

Anos 2000


David Beckham -  o astro do futebol transformou o outrora marginalizado moicano no corte preferido das crianças.

Ronaldo - muitos brasileirinhos adotaram o cabelo raspado estilo "Cascão" após a conquista da Copa de 2002.

Nx Zero -  o grupo, que é um dos responsáveis pela popularização do estilo "emo", apostava nas franjas cobrindo a testa e madeixas milimetricamente desarrumadas.

Restart - o estilo dos integrantes, com cabelos repicados, desestruturados, franjas cobrindo o rosto e madeixas um pouco abaixo do pescoço, virou mania.

Conheça os cortes e os cuidados dos visuais mais pedidos:

Neymar

Corte -  moicano

Indicado - cabelos lisos ou ondulados

Cuidados -  é necessário uso de gel para deixar os fios arrepiados

 

 

 

 




Fiuk

Corte - desconectado com franja grande

indicado - cabelos lisos ou encaracolados

Cuidados - aconselha-se o uso de creme condicionador depois do xampu

 

 

 

 

 


Justin Bieber

corte - repicado, arrepiado e  desconectado

indicado - cabelos lisos

cuidados - deve-se usar gel ou pomada para espetar o cabelo