Pomadas para assadura: por que elas são importantes para manter a pele do bebê saudável?

Pomada para assadura

Bumbum de bebê limpinho e hidratado, como aqueles das propagandas de televisão, não é tarefa nada fácil.

Só quem troca as fraldas dos pequenos sabe que as pomadas para assadura precisam ficar sempre por perto, pois a região frequentemente fica vermelha e irritada.

As assaduras, chamadas clinicamente de dermatite de fralda, acometem a área genital, as dobrinhas das coxas e a região do ânus dos bebês devido ao contato com a urina e as fezes.

É muito comum nos pequenos de até dois ou três anos, idade em que as mamães iniciam o desfralde.

Além da vermelhidão e da sensibilidade da pele, as assaduras podem coçar e incomodar o bebê, principalmente durante a troca de fraldas.

A região atingida também pode ficar com aspecto ressecado ou úmido, e podem aparecer pequenas brotoejas. Se a dermatite não for tratada, ela pode se transformar em micose como a candidíase ou em infecções bacterianas (neste caso, o pequeno pode ficar febril).

Além de acertar na marca da fralda e realizar a troca com frequência, uma forma eficaz de prevenir e tratar as assaduras é com o uso das pomadas.

Elas promovem a cicatrização da região avermelhada pois contêm, entre outras substâncias, óxido de zinco, que possui propriedades adstringentes com ação antisséptica, secativa e anti-inflamatória.

Vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos naturais na composição do produto também ajudarão a resolver o problema. Veja algumas dicas que a Alô Bebê preparou para você escolher a pomada ideal.

Comprando a pomada para assadura ideal

A pomada ideal varia de bebê para bebê e de mamãe para mamãe. Você até pode trocar conselhos com as amigas e em grupos nas redes sociais, mas você só saberá qual é a melhor opção se você fizer o teste com diversas marcas. Por isso, saiba o que considerar para a escolha:

Acessibilidade

É importante que a pomada para assadura que você vai usar no pequeno seja fácil de encontrar nos mercados e farmácias que você mais frequenta, pois pode acontecer de você esquecer de adquirir uma nova e precisar sair imediatamente para comprar.

Algumas marcas são vendidas apenas por meio de catálogos com revendedoras e demoram alguns dias para chegar.

Nesse caso, prefira adquirir mais de um tubo por vez, levando em consideração o seu consumo de pomada por determinado período de tempo.

Se você opta por marcas estrangeiras, lembre-se que as compras feitas pela internet podem sofrer atrasos. Se encomendar com algum conhecido que está indo viajar, considere o espaço ocupado na mala e o tempo que ele terá para encontrar o produto.

Preço

O custo desse item é um daqueles que você não costuma contabilizar na hora de planejar o seu bebê, mas que pode fazer a diferença no orçamento do mês.

Elas podem custar de R$ 10 a R$ 40, em embalagens de mais ou menos 30 a 100 gramas. Como a pomada é um desses itens que vale a pena adquirir, devido a qualidade, pois pode fazer a diferença na saúde do bebê, nem sempre uma marca que tem bom custo-benefício será a melhor pedida.

No entanto, o que você pode fazer é comprar a sua marca favorita em embalagem tamanho família e aproveitar as promoções nas lojas e na internet.

Composição

Cada marca utiliza, além dos componentes essenciais para o tratamento, substâncias complementares para potencializar a ação do produto.

O óleo de fígado de bacalhau é um “segredo” que provavelmente foi muito usado na época da vovó, pois ele contém propriedades anti-inflamatórias. Já a vitamina F faz com que a pele fique macia em decorrência do efeito antiqueratinizante.

A manteiga de karitê é um ingrediente antioxidante natural com propriedades anti-inflamatórias e extremamente hidratante. Dê uma olhada no rótulo do produto e pesquise sobre os seus principais componentes que podem ajudar o bumbum do seu bebê.

Textura

Esse é um diferencial importante para as mamães, pois são elas que manipulam, espalham e retiram o excesso da pomada. Algumas versões de pomadas para assadura possuem a textura mais espessa e podem dificultar a aplicação e grudar nos dedos por mais tempo.

Por outro lado, elas formam uma camada mais grossa de proteção, evitando o contato da pele com a fralda suja.

As pomadas de textura mais leve são absorvidas com mais facilidade e geralmente possuem uma alta ação hidratante para a pele, além de proteção.

Embalagem

Pode parecer apenas um detalhe, mas o design da embalagem pode facilitar ou dificultar o uso do produto. Tampas de rosca, por exemplo, darão mais trabalho para fechar com as mãos cheias de pomada e deslizarão para abrir.

A tampa do tipo abre e fecha costumam ser muito mais práticas, desde que você retire o excesso das bordas para que o produto possa ser devidamente fechado.

Além disso, a embalagem precisa ser segura para o bebê, pois a pomada costuma ficar ao alcance das pequenas mãozinhas durante a troca de fraldas e você não vai querer que o produto atinja a boca, o nariz ou os olhos do pequeno.

Eficiência

Esse é o principal fator de decisão na hora de adquirir a pomada para o seu bebê. Nem toda pele reage bem ao produto, assim como nem toda pomada funciona para toda assadura.

Por isso, aquela pomada caríssima e incrível indicada pela sua amiga pode não ser a melhor opção para o seu filho e, às vezes, é preciso ter uma pomada para o dia a dia e outra para os casos de emergência.

Se o produto não estiver ajudando a curar a assadura do pequeno, procure por uma outra opção para proteger e tratar o pequeno.