Por que meu bebê chora muito?

Comecem por uma lista de possíveis razões pelas quais seu bebê está se sentindo desconfortável. Será que ele tem cólicas? Uma infecção no trato urinário ou nos ouvidos? Alguma alergia? Lactentes podem sofrer reações adversas provocadas pela dieta da mãe se esta consumir, por exemplo, muita cafeína.

Bebês que choram muito são na maioria das vezes, simplesmente, bebês famintos, e muitos precisam somente do colo de sua mãe (mesmo que já tenham passado da fase da amamentação) para se acalmar. Alguns estudos mostram: os bebês carregados ao colo com frequência choram menos que os outros.

É importante lembrar que eles precisam de atividades (sim, a razão do choro pode ser, por incrível que pareça, tédio). Mas não exagere, pois o excesso de estímulos pode estressá-lo e fazer com que ele precise de sono e descanso extras.

É quase desnecessário dizer que uma dieta saudável durante a gravidez fornece ao bebê os nutrientes de que ele/ela precisa. Contudo, algumas pesquisas têm indicado que deficiências na dieta durante a gravidez podem afetar negativamente o feto, e isso é suficiente para que reforcemos essa ideia. Se o bebê continuar chorando, isto é, se as razões de sua infelicidade permanecerem inexplicáveis, procure o quanto antes orientação médica.