Quando começar o desmame do bebê?

bebê comendo

A fase do desmame é delicada, portanto deve ser feita com calma. A partir dos 4 meses, aproximadamente, a criança já demonstra interesse por alimentos sólidos e aos 6 meses, ela já pode consumir alguns.

Durante esse período, muitas mamães têm dúvidas sobre o que servir aos bebês. E a dica aqui é: ofereça a maior variedade de alimentos possíveis, tais como frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais. Os nutrientes mais importantes, ainda são aqueles presentes no leite materno, então não é preciso ter pressa para efetuar o desmame.

É papel da mãe, observar e saber quando seu filho está pronto para desmamar. Se ele mostrar sinais como, agarrar a colher enquanto você come, ou engolir de uma vez sem mastigar, já é possível fazer algumas tentativas.

A dentição também é outro indicativo de que ele já pode comer. No entanto, se ele cuspir a primeira colherada pode não ser o momento ainda.

Como fazer

- Nas primeiras semanas, tente dar ao bebê frutas frescas (pois são mais fáceis de digerir), além de outros alimentos mais suaves e que não agridam o organismo frágil do pequenino.

- A fome varia de criança para criança. A mamãe deve oferecer a quantidade que o bebê estiver disposto a aceitar, mas se ele virar o rosto ou se recusar comer após a primeira ou a quinta colherada, não insista.

- Esteja atenta caso os alimentos provoquem alguma alergia, como: vermelhidão na face, espirros constantes, diarreia, etc.

- A digestão é outra etapa que exige atenção. Se você notar qualquer tipo de desconforto massageie a barriguinha dele, desde o umbigo, para estimular o funcionamento intestinal. Chá de erva-doce (frio) na mamadeira, também ajuda.

No mais, não há com o que se preocupar. Aos poucos, o bebê vai se habituando e você logo poderá ajustar uma dieta adequada para ele.