Quarto de bebês: 8 Exemplos para te inspirar

Preparar o cantinho do bebê na sua casa é um dos momentos mais importantes da maternidade. É quando a família pensa em cada detalhe com muito amor para receber a criança e começa a adaptar sua realidade para a chegada do novo membro.

O mais importante para o quarto é que ele atenda às necessidades da criança. Assim, alguns itens são essenciais, como o berço, a cômoda ou guarda-roupa, o trocador e um espaço para brincar. Já a cadeira de amamentação, por exemplo, nem sempre é tão útil, pois será usada por pouco tempo, e, muitas vezes, a mamãe vai preferir amamentar em outro cômodo da casa.

Já a temática da decoração parece ser mais importante para agradar a família, mas a verdade é que os pequenos também podem se beneficiar com ela. Cores que se destacam, estímulos sonoros e liberdade de movimentos vão ajudar seu filho a se desenvolver, por isso, capriche no estilo!

A decoração do quarto não precisa ser feita de acordo com o sexo do bebê, assim que as crianças crescerem um pouco você terá que adaptar o espaço e, para evitar o retrabalho, é melhor investir em opções que possam acompanhar as etapas de sua vida sem perder o charme. Se outra grande modificação não for um problema para a família, dá para ousar na decoração com ideias criativas e diferentes.

Os meses de gestação são bastante agitados e, para montar um quartinho especial, é preciso planejar tudo com antecedência para que a criança não seja recebida em um local despreparado para as suas necessidades. Por isso, desde a descoberta da gravidez, a mamãe e o papai já precisam começar a se preocupar com o quarto, buscando referências de decoração, pesquisando preços e fazendo a medição do espaço.

Ao longo da gravidez, vá orçando os itens e comprando tudo aos poucos para evitar um rombo na conta bancária, mas deixe as peças muito grandes, como a cômoda e o berço, para serem adquiridas após as obras e a pintura, lá pelo quarto ou quinto mês. Quando pisos e paredes estiverem prontas, comece a montar tudo, deixando os enfeites e detalhes para os meses finais. O último trimestre deve ser dedicado a limpeza e organização do espaço, inclusive do banheiro que será usado pelo herdeiro.

Conheça alguns exemplos que atendem às necessidades do bebê, às preferências da família e a essa nova realidade que se aproxima:

Quarto neutro

Um quarto neutro não precisa ser sem graça nem sinônimo de tudo branco. Você pode usar variações do tom, como nude, gelo e areia, para criar um ambiente contrastante, mas harmonioso. Inserir detalhes em tom pastel ou em madeira são ótimas formas de acrescentar cor sem exagerar. A ausência de cores fortes pede por uma brincadeira com texturas, por isso, invista em um enxoval diferente, em um tapete gostoso e em cortinas sempre limpas.

quarto neutro

Quarto montessoriano

O estilo virou sensação após ter sido o método escolhido pelo príncipe Charles e a Duquesa de Cambridge para educar seus filhos. O objetivo é proporcionar liberdade e autonomia para os pequenos, e, por esse motivo, tudo fica ao alcance deles. A cama, as prateleiras, o tapete, os brinquedos e a cômoda estão na altura das crianças, mas também existem elementos para dar altitude ao espaço e estimular o pequeno.

quarto montessoriano

Com papel de parede

Aplicado em uma só parede ou ao quarto inteiro, o papel de parede ajuda a tematizar o ambiente de acordo com a escolha. Quando é mais discreto, a mamãe pode caprichar nos demais elementos visuais do espaço, mas, uma vez que se destaque, opte por complementar a decoração com apenas alguns itens além dos móveis, como quadros, porta-retratos e brinquedos.

 quarto com papel de parede

Cores fortes

Você pode criar um quarto da cor que quiser para o seu bebê, até mesmo preto! O segredo para não errar com cores muito “cheguei” é manter a mesma cartela de cores nos detalhes ou investir no tom complementar. O piso também deve ornar com a escolha: piso de madeira escura com paredes em tons de laranja ou marrom, por exemplo, vão deixar o ambiente muito sombrio.

quarto com cores fortes

Quarto duplo

Tradicionalmente, gêmeos são vestidos iguais, e a tendência se mantém quando estamos falando de quartos compartilhados. Apesar de não ser uma regra, os quartos podem ficar muito harmoniosos, mesmo quando os pequenos não são do mesmo sexo. Nesse caso, tons neutros ajudam a recebê-los sem distinções e temas clássicos, como circo, ou atuais, como mapas, são boas escolhas.

quarto duplo

Herança de família

Muitas famílias possuem um objeto cheio de história e apego sentimental que gostariam de incorporar ao quarto do bebê. Como esses itens costumam ser datados demais, a dica é misturá-los com elementos modernos, como cores fortes, móveis novos, enxoval atual e decoração caprichada, pois com certeza esse item pode se adaptar ao espaço, mesmo se precisar de alguns reparos.

quarto herança familiar

Personagens

Personagens de livros, quadrinhos, filmes e desenhos animados são as inspirações mais populares para o quarto dos pequenos. Como essas referências possuem muitos elementos visuais, como as cores típicas, alguns objetos importantes, uma vestimenta específica e assim por diante, dá para fazer uma decoração bem detalhada se o espaço for grande. Se o tamanho do quarto for reduzido, aposte no minimalismo e priorize os elementos que rendem boas ideias.

quarto harry potter

Quarto lúdico

Quartos lúdicos são excelentes para estimular os pequenos! Talvez, para fazer o quarto como você imaginou, seja necessário contratar um serviço de marcenaria para personalizar os móveis, o que pode encarecer o custo, mas proporcionar um resultado perfeito para seu bebê.

 quarto lúdico

Referências:

http://mdemulher.abril.com.br/familia/bebe/cronograma-para-montar-o-quarto-do-bebe

http://www.apartmenttherapy.com/bres-calm-relaxing-nursery-230473

http://www.mildicasdemae.com.br/2015/05/quarto-montessoriano-entenda-o-conceito-e-inspire-se-em-15-projetos.html

http://www.dicasdemulher.com.br/papel-de-parede-para-quarto-de-bebe/

http://mdemulher.abril.com.br/familia/bebe/cores-perfeitas-e-nada-convencionais-para-o-quarto-do-bebe

http://www.soumae.org/como-fazer-um-quarto-ludico-para-criancas/

http://www.gemelares.com.br/2013/08/50-ideias-de-quartos-para-bebes-gemeos.html

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2016/03/harry-potter-inspira-decoracao-de-quarto-de-bebe.html