Saúde das crianças: proteja os filhos das bactérias e vírus

Devido às suas características, baixas temperaturas, maior concentração de partículas de poeira, ventos gelados, o inverno e os dias frios em qualquer estação trazem consigo um grande número de doenças.

Resfriados comuns ou patologias mais sérias (como meningite, tuberculose, etc.) podem ser provocados por agentes com os quais convivemos mais ou menos normalmente nos dias quentes: as bactérias e os vírus.

As bactérias e os vírus aguardam uma oportunidade que pode ser um organismo debilitado ou um descuido qualquer, para atacar. Por isso mamãe, é importante proteger seu filho contra a ação deles, adotando alguns cuidados simples, porém eficazes no combate aos vírus e bactérias:

  • Para evitar os vírus e bactérias, fuja de multidões e regiões poluídas. Ambas facilitam a concentração dos espiões, aumentando o risco.
  • Mantenha o maior tempo possível, abertas as portas e janelas de sua casa, limpando-a e arejando-a bem. Mofo e poeira acumulados facilitam a ocorrência de alergias, dessa forma é possível evitar doenças do inverno.
  • Uma criança bem agasalhada se expõe menos aos resfriados e gripes, mas não exagere: o corpo de seu filho também precisa respirar normal e livremente. Se o frio for excessivo, evite sair; se for realmente preciso, deixe-o aos cuidados de um adulto responsável.
  • Pingue todos os dias, algumas gotas de soro fisiológico no nariz da criança. A limpeza das vias respiratórias é mais uma garantia contra a ação indesejável das bactérias e vírus.
  • É essencial conscientizar os adultos da casa quanto ao asseio. Ao chegar da rua, todos devem lavar bem mãos e rosto e utilizar também (especialmente os fumantes) um bom higienizador bucal antes de ter contato com a criança.
  • Ao menor sinal de doença, aumento de temperatura, espirros, não hesite em pedir orientações ao pediatra. Doenças graves como meningite e tuberculose são facilmente curadas quando diagnosticadas a tempo.
  • Uma alimentação saudável é fundamental. Um organismo robusto repele com muito mais facilidade o ataque dos espiões.
string(67) "saude-das-criancas-proteja-os-filhos-das-bacterias-e-virus.html,364"