Semana Mundial da Amamentação 2015

A Semana Mundial da Amamentação 2015 vai do dia 01 a 07 de agosto, e o tema deste ano é “Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”, objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno.

Objetivos da Semana Mundial da Amamentação no Brasil são os seguintes:

1 – Promover o apoio multidimencional de todos os setores para possibilitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.

2 – Reforçar ações dos empregadores para que os locais de trabalho tornem amigo da família/pai/companheiro/bebê e da mulher que é mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

3 – Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de proteção à maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação, por exemplo, articular promover e trabalhar para que mais instituições no Brasil, sejam as instituições públicas ou privadas, ampliem a duração da licença maternidade remunerada de 120 dias para 180 dias.

4 - Fortalecer, facilitar e apresentar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentar – por exemplo, a criação de creches, bem como a implantação de “sala de apoio à amamentação”.

5 – Envolver e formar parcerias com grupos e organizações alvos, por exemplo, os Sindicatos, Organizações de Proteção dos Direitos do Trabalhador/da Mulher, Grupos de Mulheres e Grupos de Jovens, as Secretarias da Mulher, Secretarias do Trabalho e outros para proteger os direitos da mulher trabalhadora que amamenta nos locais de trabalho.