Juliana Paes: a mãe do ano


O sonho de ser mãe sempre esteve presente na vida da atriz Juliana Paes. E desde o casamento com o empresário Carlos Eduardo Baptista, em setembro de 2008, ela afirmava em entrevistas que ter filhos em breve era um dos planos do casal. Apesar da vontade, a gestação precisou ser adiada por causa do trabalho. No mesmo ano, ela foi convidada para interpretar Maya na novela "Caminho das Índias" (Globo), sua primeira protagonista. 

Os planos então foram postergados. Mas desde que terminou o trabalho,em setembro de 2009, Juliana passou a ser alvo de especulações de que estaria grávida. Dia sim, dia não, saíam boatos de que um bebê estava a caminho - e eram prontamente desmentidas. A boa notícia foi confirmada pela própria atriz em seu site oficial, em maio deste ano, depois que a barriguinha saliente de Juliana virou assunto em todos os sites e revistas.

Na reta final da gravidez de Pedro (a previsão é que o menino nasça no final de dezembro), Juliana não esconde a expectativa. Nesta entrevista à Alô Bebê ela fala sobre a experiência da gestação, de como enfrentou os primeiros meses de gravidez e, claro,do melhor presente que poderia receber neste Natal.

Alô Bebê: Você já disse algumas vezes que ser mãe era um de seus grandes sonhos. Como é a experiência da gestação?

Juliana Paes: Estou me sentindo ótima! Tive enjoos nos três primeiros meses, passei mal, mas essa fase passou. Adoro minha barriga, adorei vê-la crescendo. Estou sempre passando a mão, fico alisando toda hora.

Alô Bebê: Durante a gravidez, você filmou um longa ["Bed And Breakfast", dirigido por Márcio Garcia], e estreou como apresentadora no reality show "Por um Fio" (GNT). Não sentiu o famoso cansaço da gravidez?

Juliana Paes: Não, considero-me uma grávida ativa. Claro que, às vezes, batia uma preguiça. Mas minha preguiça era pontual: após o almoço, sempre dá aquele soninho. Aí eu descanso por meia hora e, depois, já estou pronta para outra. Não achei que fosse ficar tão ativa. Às vezes, até esqueço que estou grávida!

Alô Bebê: Você chegou a sentir algum desejo?

Juliana Paes: O único desejo que tive foi de comer galinha com aipim feita pela minha mãe. Pedi que ela fosse em casa para preparar o prato. Comi bastante, viu? Ah, e também tive vontade de comer churros.

Alô Bebê: E como está o seu marido em relação à gravidez?

Juliana Paes: Dudu [apelido do empresário Carlos Eduardo Baptista] está um babão. Estou me surpreendendo bastante com ele. Em todos os momentos, ele foi muito parceiro e curioso.

Alô Bebê: Já pensou em como será o parto?

Juliana Paes: Vai ser o que Deus quiser, mas eu gostaria que fosse normal. Minha médica também gostaria que fosse.

Alô Bebê: Você cuidou pessoalmente da decoração do quartinho do Pedro?

Juliana Paes: Ganhei muitos presentes, também fiz algumas compras em uma viagem a Miami, nos Estados Unidos. O quarto é branco, com detalhes em verde e com muitos ursinhos. Adoro ursinhos.

Alô Bebê: Durante a gravidez, você praticou exercícios físicos? Fez alguma dieta especial?

Juliana Paes: Estou fazendo exercícios com elástico, uma técnica parecida com Pilates, para fortalecer a coluna. Mas não estou fazendo nenhuma dieta especial. Quando sinto vontade de comer alguma coisa, eu como. Não conto calorias.

Alô Bebê: Em todas aparições durante a gestação, você se manteve muito elegante e não abriu mão nem do salto alto. Tem alguma dica para as gestantes?

Juliana Paes: Meu segredo de grávida é passar muito creme na barriga. Quanto ao sal to, acho que ele até me ajuda, às vezes. Sandálias mui to rasteiras acabam me machucando. Enquanto não sentir dores na [coluna] lombar vou continuar a usar meus sapatos bem altos (risos).

Alô Bebê: E com os cabelos? Você tem algum cuidado especial?

Juliana Paes: Por causa da gravidez, não estou mais pintando os cabelos. Na verdade, estou cheia de cabelo branco escondido aqui (risos). Usei muito o bom e velho truque de colocar rímel para esconder os fios brancos. A minha médica disse que eu poder ia fazer de tudo, desde que não pegasse na raiz.

Alô Bebê: Como vocês escolheram o nome do bebê?

Juliana Paes: mãe de uma querida amiga minha, uma pessoa muito sensitiva, disse que o bebê ia ser menino, e que ele queria se chamar Pedro. Eu ainda nem sabia o sexo. Sem nem saber dessa conversa, o Dudu falou que gostaria que nosso filho se chamasse Pedro. Foi aí que decidimos.

Alô Bebê: Já decidiram sobre os padrinhos?

Juliana Paes:Ih, ainda não. A família é grande... vai dar um problemão (risos).

Alô Bebê: Durante a gestação, você se manteve ativa. E depois do nascimento? Pretende descansar do trabalho para aproveitar a esperada licença-maternidade?

Juliana Paes: Ah, claro. Quando o bebê chegar, ele ser à o centro das atenções, né? Vou querer curti-lo. Novos trabalhos, só mais para frente.