Saúde das crianças: a bronquite

 

A bronquite aguda é um processo inflamatório de brônquios decorrentes de vírus e de base alérgica. Aqui temos algumas orientações para os pais que têm filhos portadores de bronquite aguda:

1) Para a criança com bronquite recomenda-se casa de alvenaria, teto de laje, piso lavável ou que permita limpeza úmida constante; se houver presença de mofo, orientar uso de ácido fênico a 5% a cada 3 meses.

2) O quarto da criança com bronquite e do bebê deve conter somente móveis indispensáveis como cama e guarda-roupa (sem objetos em cima), sendo a cama provida de colchão e travesseiro de espuma inteiriça recoberto com plástico quando possível, quarto ensolarado e arejado; os objetos acumuladores de pó devem ser recolhidos (bonecos de pelúcia, livros, enfeites). Os lençóis e fronhas devem ser trocados pelo menos 2 vezes por semana, evitando-se o uso de cobertores de pelos e, quando necessário, deve-se forrá-los com tecido que permita a troca e lavagens frequentes.

3) Quando há crianças com bronquite na casa é importante evitar o uso de aparelhos de ar condicionado, umidificadores ou vaporizadores, por favorecerem a proliferação de fungos. Pelo mesmo motivo orienta-se a retirada de plantas de dentro do ambiente domiciliar, principalmente xaxins.

4) A casa em que mora uma criança com bronquite, estimula-se a higiene do ambiente físico, pois a diminuição dos alérgenos domiciliares implica diminuir o número de crises e/ou a intensidade das mesmas. A limpeza deve ser diária com pano úmido no chão e móveis. Evitar espanar móveis, bater tapetes e varrer a casa. Os produtos como ceras, inseticidas, tintas, são irritantes químicos e potentes alérgenos, isto é, podem propiciar sintomas de asma. As cortinas devem ser de tecido leve e removidas ou lavadas a cada 15 dias. Os tapetes devem ser limpos diariamente com aspirador de pó e pano úmido e lavados com frequência. Os cobertores devem também ser lavados a cada 15 dias e expostos ao sol. Evitar que a criança tenha animais de pelos ou penas, substituindo-os por peixes.

Orienta-se a família para que evite fumar no ambiente domiciliar. O banho deve ser tomado no horário mais quente do dia, utilizando-se sabonete de glicerina neutro com lavagem dos cabelos pelo menos uma vez por semana, vetando-se o uso de talcos, desodorantes e perfumes. O vestuário deve estar de acordo com a temperatura, evitando- se uso de roupa de lã em contato direto com a pele da criança. Orienta-se para que a criança com bronquite, na escola, sente-se em local afastado da lousa e da janela e evite o contato com giz. Não proibir as brincadeiras e estimular as atividades físicas.