Todas as dicas para o seu chá de fraldas ser perfeito

chá de fraldas

O chá de fraldas é um momento maravilhoso em que os papais reúnem toda a família e os amigos para celebrar a vinda tão esperada do filho. No entanto, engana-se quem pensa que um chá de fraldas para o bebê precisa de muita preparação e sai caro. Com algumas dicas, é possível realizar uma comemoração simples, feita por você mesma e pelas pessoas próximas do seu filho, de forma econômica e inesquecível. 

Poucos sabem, mas a origem do chá de fraldas vem da Inglaterra vitoriana. Naquela época, a celebração era um encontro que acontecia depois do nascimento do bebê, quando a mãe recebia as visitas da família e das amigas para apresentar o pequeno. Durante a reunião, a nova mamãe ganhava presentes e recebia conselhos, enquanto todos tomavam o famoso chá da tarde britânico. Atualmente, o intuito do evento é o mesmo, mas a confraternização passou a ser realizada antes da chegada do bebê como uma maneira de completar o enxoval do bebê, que muitas vezes sai bem caro.

Por ser um dia tão especial, muitas mamães não sabem ao certo o que fazer ou como organizar um chá de fraldas, mas conferindo as dicas de como organizar seu chá de fraldas, a organização vai ser mais um momento íntimo entre mãe e filho:

Planejamento

O planejamento do chá de fraldas deve iniciar-se primeiramente com a definição da data. A maioria das mamães costuma realizá-lo próximo à chegada do bebê, mas em um período em que ainda consiga fazer bastante coisa sem se sentir incômoda ou cansada. Sábados e domingos são os dias mais populares, especialmente à tarde, mas os dias de semana são ideais para chá de fraldas no trabalho. É importante também estar atenta aos feriados, eventos especiais ou temporada de férias que podem levar menos gente para seu evento.

O local pode ser a sua casa, o salão de festas de algum familiar ou um espaço contratado para fazer eventos. O mais importante é que seja um local que comporte todos os convidados de maneira confortável e que tenha uma cozinha, para que possam ser servidos os deliciosos comes e bebes.

Os convidados

Tudo vai depender do formato do chá de fraldas. Atualmente, as opções incluem chás só de mulheres, chás incluindo homens e outras crianças, festa separada para os amigos e outra só para a família, chá somente na empresa... O importante é selecionar cada convidado de acordo com o intuito que o chá de fraldas terá. Tias, avós e melhores amigas podem, sem dúvida, participar de todas as comemorações, já que elas muitas vezes auxiliam as mamães na organização.

Os tipos de convite também variam: eles podem ser tradicionais, de papel, o mais econômicos ainda, com um e-mail e até por telefone ou Whatsapp. Não se esqueça de fornecer as informações básicas de data e endereço do local, além da marca e do tamanho da fralda sugerida para presente, para que o bebê não acumule fraldas muito pequenas e tenha poucas para quando estiver crescido, como o tamanho médio, que é o mais usado. Algumas opções mais inovadoras de presente permitem a contribuição em dinheiro ou com outros itens necessários para o bebê, como mamadeira e pomadas, e até mesmo doações para instituições de caridade e ONGs.

Decoração e cardápio

A decoração, na maioria das vezes, depende do sexo do bebê e também do gosto da mamãe. No chá de fraldas é muito comum que a atração principal sejam as próprias fraldas, formando o bolo de fraldas, fácil e barato de ser feito. Ele não é um bolo de verdade, apenas uma junção deste item, da marca mais em conta e tamanho P em algumas camadas, enfeitadas com laços e fitas. É um charme para a ocasião!

Além do principal, é possível ter uma decoração bem feita mesmo com pouco espaço. Em uma das paredes a mamãe pode colocar um painel decorativo com o nome do bebê e acrescentar balões, laços e até mesmo um varal com as roupas do pequeno. Os presentes podem ser deixados em uma caixa de papelão enfeitada. As lembrancinhas também fazem parte da decoração e, geralmente, são entregues aos convidados no final da festa. Elas podem ser comidinhas, porta-retratos ou vestimentas, feitas de forma artesanal ou compradas já prontas, com temas diversos relacionados à infância ou à maternidade.

O cardápio vai depender muito mais do dia e da hora em que será realizado o chá de fraldas. É necessário levar em conta a estrutura que o local oferece para fazer um café da manhã, um almoço, um chá da tarde ou até mesmo somente os petiscos. Caso você não contrate um serviço de buffet, é importante deixar as comidas e as bebidas em locais onde os convidados possam se servir à vontade, assim a mamãe fica livre das tarefas e consegue dar atenção a todos.

Brincadeiras

As brincadeiras no chá de fraldas são a parte mais divertida e interativa da ocasião! No entanto, a mãe deve estar de acordo com elas para não acabar constrangida ou machucada, já que a barriga crescente limita alguns movimentos.

No chá de fraldas, é permitido inovar nesta hora, assim o evento se torna mais simbólico do que apenas uma reunião com pessoas queridas. Para isso, pode ser feita uma rodada de mães experientes contando quem teve a pior história de cocô de bebê, ou outros acontecimentos que só quem é mãe sabe, como um relato tocante de como foi seu parto, além de agradecimentos especiais por um momento de amor antes do nascimento do bebê.

Aproveite para conhecer a lista de chá de bebê da Alô Bebê e deixar a sua festa ainda mais completa!